Transcrição Conselhos sobre como obter um bom feedback
Como continuação lógica do ponto anterior, vamos continuar a aprofundar os aspectos que separam o feedback construtivo do feedback ineficaz. Para compreender as chaves de um bom feedback e como gerir este processo de uma forma construtiva e benéfica para todas as partes envolvidas.
Aqui, daremos algumas dicas sobre como ter sucesso durante o processo de feedback.
O processo de feedback é uma forma de as partes envolvidas numa situação (pode ser o gestor e o trabalhador) encontrarem a melhor forma de trabalharem em conjunto e de encontrarem soluções eficazes para atingirem os objectivos específicos e o objetivo global da organização. Este processo de comunicação pode ser formal ou informal, no contexto de uma conversa ou através de um relatório de desempenho.
Para evitar mal-entendidos no ambiente de trabalho, a informação fornecida no feedback deve satisfazer um certo número de caraterísticas para ser considerada eficaz.
São elas
- Factual: Ser tão pormenorizado quanto possível. Em vez de uma opinião pessoal sobre possíveis motivações, descreva o comportamento observado em termos concretos. Por exemplo, pode ser a falta de habilidade da pessoa em utilizar uma ferramenta informática que leva a um mau desempenho, ou talvez ela tenha repetidas ausências ou atrasos.
- Contenha a possibilidade de melhoria: Deve centrar-se nos comportamentos modificáveis, a fim de oferecer sugestões construtivas. Abordar a dificuldade, por exemplo, se um empregado tem dificuldade com uma ferramenta como o Excel, pode preparar uma lista das principais funções que ele precisa de dominar e envolvê-lo na realização de um dos seus relatórios. Desta forma, fornece pormenores concretos sobre a forma de melhorar e fazer o acompanhamento.
- Tire partido do momento: Se o feedback for dado logo após o evento, ou mesmo durante o evento, o seu poder de eficácia aumenta. Num ambiente de trabalho moderno em que tudo acontece tão depressa e temos de passar imediatamente à atividade seguinte, mesmo alguns dias ou semanas podem desvalorizar a informação e fazer perder a oportunidade de modificar o comportamento. O feedback atempado garante que as lições aprendidas são actuais e relevantes. Por exemplo: reparei que tem dificuldade em partilhar o seu ponto de vista nas reuniões de equipa. Porque acha que isso acont
boa resposta