Transcrição Diferenças entre coaching e mentoring
De acordo com o dicionário Oxford Languages, o ensino é o conhecimento, a ideia, a experiência, a competência ou o conjunto destes elementos que uma pessoa aprende com outra ou com algo. É também a transmissão destes elementos a uma pessoa que não os possui.
O dicionário também define instrução como uma indicação, geralmente dentro de uma série de instruções, que é dada, por vezes como um comando, para fazer uma coisa corretamente.
A principal diferença entre o coaching e os outros processos de ensino e de aprendizagem é o lugar do coachee ou do cliente, o seu papel de protagonista na relação estabelecida com o coach. No coaching, cria-se um espaço de reflexão para melhorar, para encontrar novas alternativas e possibilidades. O cliente toma consciência da sua realidade e determina a direção que quer seguir e as acções que quer realizar.
O coaching parte do princípio de que a pessoa tem realmente o potencial para fazer algo e a vontade de ser bem sucedida. Pressupõe que o cliente tem a capacidade de encontrar as suas próprias respostas.
O coaching é muitas vezes confundido com o mentoring. Em ambos, o processo de aprendizagem está presente, assim como a confidencialidade e a privacidade entre as partes. Ambos procuram melhorar a vida das pessoas, mas embora estes termos sejam por vezes utilizados indistintamente, têm caraterísticas que os diferenciam.
Âmbito do coaching
O coaching não dá uma receita ou um manual de instruções. O cliente tem de questionar continuamente a sua forma de lidar com a vida e a sua forma de trabalhar. É um processo baseado numa comunicação permanente entre o coach e o coachee.
São utilizadas metodologias tão não diretivas quanto possível, sem instruções ou intervenção nas suas decisões. O foco não está no ensino do coach, mas na própria aprendizagem do cliente.
O coaching trabalha com objectivos previamente definidos. Os objectivos são específicos, realistas e realizáveis. O plano de ação é decidido pelo coachee e o papel do coach é ouvir, gerir constantemente os progressos, estabelecer ligações, fornecer o método e as ferramentas necessárias para que o cliente seja bem sucedido. A realização dos objectivos do acordo pode ser acompanhada e medida.
O tempo partilhado entre o coach e o coachee é limitado à duração do acordo, tem um início e um fim determinados. Embora possa evoluir posteriormente para mentoria ou consultoria.
O que diferencia a tutoria do coaching?
A tutoria é um processo de ensino e aprendizagem que tem lugar através do conselho e da orientação do mentor. Trata-se de uma relação que promove o desenvolvimento pessoal do mentorando.
O âmbito da tutoria é muito mais vasto do que o do coaching. Ajuda a experimentar um crescimento pessoal holístico e a relação que partilham é tanto profissional como pessoal. O processo pode abranger aspectos como a formação, a educação, a proteção, a introdução a contactos e patrocínios, o desafio, a correção de comportamentos e a resolução de dilemas pessoais, entre outros.
Enquanto o coaching se centra no presente e no futuro imediato, na obtenção rápida de resultados e nas tarefas do coachee, o mentoring centra-se no futuro, acompanha a carreira e a vida pessoal do mentorando ao longo do tempo e preocupa-se com o seu bem-estar geral.
Na mentoria, o papel do mentor é dar conselhos e partilhar experiências para influenciar positivamente o crescimento do protegido. Ele partilha os desafios que enfrentou e as estratégias que funcionaram para ele. Partilha informações valiosas e relevantes para o mentorando. Pode dar instruções e diretrizes a seguir. Transmite os seus conhecimentos.
O que é um mentor?
Hoje em dia, existem diferentes tipos de tutoria e um tutor pode ser contratado para tratar de questões específicas em muitos sectores. Existem também programas de mentoria disponíveis com uma vasta gama de opções, mas o papel de um mentor vai historicamente para além das relações comerciais e tem um lado, digamos, espiritual.
Um mentor é alguém que já esteve onde queremos estar e que alcançou o sucesso que ambicionamos, quer nos negócios quer no estilo de vida. Alguém que admira e que é uma inspiração para si, normalmente com mais experiência e conhecimentos.
Inicialmente, o mentor e o mentorando concentram-se na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, mas se trabalharem bem em equipa, criam laços fortes que vão para além de questões específicas e a relação perdura no tempo.
Pode ser alguém com quem se encontra em determinadas ocasiões para discutir um desafio que está a enfrentar, ou que tem dúvidas sobre uma decisão importante e precisa de ouvir as suas opiniões e orientações.
Pode ser alguém que nunca conheceu ou com quem nunca teve uma relação pessoal, mas cuja vida, trabalho, modelo de negócio ou forma de enfrentar desafios o inspira e se torna um ponto de referência para si. Alguém que segue através de conferências, seminários ou livros.
O que um mentor não faz é estar atento à pessoa, dia após dia, para verificar os seus progressos, nem acompanhá-la passo a passo no processo de aprendizagem. Também não assegura o cumprimento de um plano feito à medida. Esta dinâmica corresponde ao coaching.
diferencas coaching mentoring