Transcrição Análise SWOT
Falemos agora de outra das ferramentas de um business coach, a análise SWOT. Esta análise tem em conta quatro aspectos principais: pontos fracos, ameaças, pontos fortes e oportunidades. Este método é muito útil para analisar os pontos fracos e os pontos fortes, bem como os recursos externos e os obstáculos nos seus potenciais empreendimentos.
A análise SWOT pode ser utilizada em qualquer fase do ciclo de vida de uma empresa, nomeadamente no início de uma atividade, o que o ajudará a saber em que ponto se encontra e quais os passos a dar no futuro para que a sua empresa seja um sucesso.
Caraterísticas da análise SWOT
Esta ferramenta utiliza quatro pontos principais para analisar o negócio. Cada um tem as suas caraterísticas específicas que os tornam muito úteis para a visão global de qualquer negócio.
Pontos fracos
Os pontos fracos de uma empresa são os aspectos da empresa que podem impedir o seu desempenho a um nível superior. São elementos em que existe uma grande margem de melhoria para manter a empresa competitiva. Exemplos de pontos fracos podem ser:
- Fraca identidade da marca.
- Diminuição do número de clientes acima da média.
- Grandes dívidas ou diminuição da liquidez.
- Perda de confiança nos executivos.
- Fraco conhecimento.
- Medo de falhar.
As oportunidades
Este aspeto engloba todos os elementos externos que podem favorecer e dar à sua empresa uma vantagem competitiva. Por exemplo, está a trabalhar com um grupo de empregados e descobre que eles precisam de um treinador profissional. Isto dá-lhe a oportunidade de obter novos contactos ou clientes. Outra situação em que pode encontrar novas oportunidades é quando participa em eventos de networking e conhece pessoas que estão interessadas no que faz.
Pontos fortes
Os pontos fortes são utilizados para descrever aquilo em que a empresa é boa e diferente de todas as outras. Alguns dos pontos fortes de um empreendimento podem incluir a:
- Forte identidade de marca.
- Boa comunidade em linha.
- Uma clientela fiel.
- Técnicas únicas.
- Um bom equilíbrio orçamental.
Ameaças
As ameaças também contam como elementos externos, mas, neste caso, com o potencial de prejudicar a sua empresa. Por isso, é um aspeto que deve ser enfrentado no mais curto espaço de tempo possível e não permitir que prejudique o seu negócio. Uma ameaça para quase todas as empresas a nível mundial, incluindo a indústria do coaching, foi a pandemia de Covid-19. Durante o período de atividade desta pandemia, as pessoas não podiam encontrar-se, fazer exercício ou comer juntas, o que limitou muito a capacidade de muitas empresas.
Análise SWOT na sua empresa
Para fazer uma análise SWOT da sua empresa, é necessário investigar tudo o que se passa na sua empresa, pois tudo é útil quando se identificam os pontos fortes e fracos. Para encontrar esses pontos fortes, pode começar por perguntar a si próprio
- O que é que estou a fazer bem até agora?
- Quais são os aspectos da minha atividade que considero mais fortes?
Para descobrir os pontos fracos, pode utilizar estas perguntas:
- O que é que nos impede de progredir como empresa?
- O que é que me impede de progredir como empresário a nível externo?
Os elementos externos da empresa são tão importantes como os internos. As pressões externas, incluindo as políticas financeiras, as flutuações do mercado ou o estado dos fornecedores, podem desempenhar um papel fundamental na descoberta de fraquezas e oportunidades na sua empresa.
Para conhecer os aspectos externos que podem apoiar os esforços ou oportunidades da sua empresa, pode utilizar as seguintes perguntas
- Que sectores demográficos ainda não foram explorados?
- Que serviços ou produtos posso comercializar que me darão uma vantagem competitiva?
Quando quisermos descobrir potenciais ameaças ao nosso projeto:
- Qual é a dimensão da nossa concorrência e que parte do mercado cobrem?
- Existem novas legislações ou estatutos que possam prejudicar o meu projeto?
A análise SWOT sobre si próprio
Esta ferramenta não é apenas útil para as empresas, mas também pode ser utilizada por indivíduos para se analisarem e melhorarem. Quando o próprio indivíduo é a base da sua empresa, a análise SWOT pode dar-lhe as ferramentas para se melhorar a si próprio e, por transitividade, a sua empresa.
É importante que, ao enumerar os seus pontos fracos, seja o mais honesto possível, pois só assim poderá transformar esses pontos fracos em potenciais oportunidades. Um exemplo disto é quando se pensa que, como empresário, não se está suficientemente preparado numa área específica. Isto é simultaneamente uma fraqueza e uma oportunidade, pois pode aproveitar para aprender mais sobre esse assunto através de cursos, workshops e outras formas de aprendizagem.
Não deve excluir nenhum aspeto que possa ter um impacto negativo na sua empresa e em si como empresário. Enumere tudo, desde a introdução de novos concorrentes no mercado, a potenciais quebras no mercado económico em geral.
Eis algumas perguntas que pode utilizar para a sua análise SWOT pessoal, a fim de definir os seus pontos fortes:
- Que vantagens é que eu tenho que mais ninguém tem?
- O que é que eu faço melhor do que os outros no mundo dos negócios?
- Que valores possuo que facilitam o meu sucesso?
Determinar os seus pontos fracos, especialmente aqueles que podem afetar o seu progresso nos negócios:
- Que atividade tenho tendência a evitar porque não me sinto confiante para a realizar?
- O que é que os outros podem considerar como a minha fraqueza?
- Que aspectos da minha personalidade me impedem de avançar?
Para descobrir as oportunidades que podem estar no seu caminho, faça a si próprio estas perguntas:
- O que é que me pode facilitar o avanço?
- Quantos contactos úteis tenho ou posso criar?
- Que tipo de necessidades ainda não foram satisfeitas no meu espaço de mercado e que eu posso resolver?
- Em que me devo concentrar para atingir os meus objectivos?
Para delinear as ameaças actuais e potenciais, utilize as seguintes perguntas:
- Que obstáculos enfrento atualmente como
dafo analise