Transcrição Construir uma base sólida para a sua empresa
Já estamos no bom caminho para nos tornarmos um coach empresarial. Tornar-se um empresário de sucesso é um trabalho que exige muito esforço, dedicação e perseverança. Todas as empresas de sucesso têm na sua estrutura económica uma base bem pensada e sólida que permite desenvolver conteúdos e valor para os clientes. Todos os dias são criados novos negócios, alguns destinados ao sucesso e outros ao fracasso. Mas não queremos desperdiçar tempo e recursos em algo que não vai dar frutos. Queremos ver resultados, por isso aqui estão algumas chaves para criar uma base sólida para o seu negócio.
Velocidade nos negócios.
Um erro comum em qualquer pessoa que queira começar um negócio é querer ver resultados imediatamente. O empreendedorismo é como uma árvore, primeiro temos de lançar a semente, adubá-la e esperar que cresça para que depois dê fruto e o fruto não é ainda o resultado, surge também o que fazer com esse fruto para que continue a garantir mais. Para começar com esta primeira parte é aconselhável ter um suporte financeiro básico com o qual garantimos o nosso sustento para este período de empreendedorismo. Neste processo de empreendedorismo como já falámos, o networking é fundamental, é um procedimento que requer paciência para poder ver a sua evolução; lembrem-se que um negócio não se forma num segundo.
Plano de negócios.
Como gerir as finanças, o dinheiro de que dispomos? É necessário elaborar uma estratégia, um plano de negócios. No plano de negócios, incluímos todos os pormenores organizacionais relativos às finanças, tais como: o orçamento, as despesas, os pagamentos de impostos e a previsão do rendimento do nosso investimento inicial. A análise do mercado e da concorrência também está incluída no nosso plano de negócios, geralmente tudo o que envolve o nosso negócio deve estar presente nesta análise. Um negócio sem um plano de negócios está destinado ao fracasso, com perda de tempo e recursos; é como um navio sem bússola, a primeira pergunta quando temos um negócio é onde queremos chegar, e depois para onde devemos ir? Com o plano de negócios garantimos a estrutura do valor que vamos fornecer com o nosso serviço.
Trabalho em equipa.
Se tivermos um projeto empresarial, é necessário ter uma equipa que nos ajude a torná-lo realidade e também a sustentá-lo. O trabalho em equipa pode proporcionar-nos um ambiente propício para que o nosso negócio avance de forma mais sólida, porque embora tenhamos a iniciativa, podemos contar com o conhecimento de pessoas preparadas tanto em questões económicas como de marketing. Tenha em conta que a estrutura da sua equipa pode variar em função do tipo de negócio que pretende iniciar. Ter especialistas na nossa equipa facilitará um trabalho ou estudo de mercado mais detalhado e eficiente, além de poder distribuir responsabilidades de forma mais fiável.
Visão.
É importante, quando estamos às portas de uma empresa, definir a visão do nosso negócio. A visão é a bússola de que a sua empresa necessita para se aproximar dos seus objectivos. É necessário estimular a motivação do nosso projeto e é por isso que a visão existe; ela pode guiar-nos de acordo com a nossa intenção inicial para saber se estamos perto ou longe dos objectivos que nos propusemos. A visão é um valor fundamental no qual se baseia o plano de negócios. Certamente que com o entusiasmo do empreendedorismo queremos abranger o maior número possível de funcionalidades para termos mais sucesso, mas a verdade é que quando definimos a nossa visão com o plano de negócios é importante focar apenas os serviços ou produtos relacionados com o nosso objetivo principal para que a nossa empresa tenha uma coerência lógica.
A missão.
Com a missão, propomo-nos a realizar as acções necessárias para concretizar a nossa visão. Aqui, elaboramos um plano de acções com o qual podemos cumprir os objectivos que nos propomos. A missão é partilhada entre a equipa de trabalho para atingir estes objectivos de uma forma mais eficiente e obter resultados no menor tempo possível. Se a sua área de negócio é o sector alimentar, não é aconselhável incluir o sector da distribuição no início porque, acredite ou não, é um negócio diferente que também requer planeamento e investimento. Tudo é possível, mas se estamos a começar é melhor dar passos seguros que nos levem a atingir os objectivos a curto prazo.
Procurar financiamento.
Depois de termos elaborado todas estas particularidades do nosso projeto empresarial, um passo necessário e inteligente é procurar financiamento. Não existe uma forma correta de procurar financiamento; depende do grau das nossas relações interpessoais.
base solida