LOGIN

REGISTO
Buscador

A Mayêutica: A Arte de Perguntar para Gerar Respostas

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição A Mayêutica: A Arte de Perguntar para Gerar Respostas


O significado original e a sua relevância

Embora a maiêutica seja reconhecida como uma das técnicas mais relevantes na prática do coaching, o seu verdadeiro significado etimológico é «técnica para ajudar no parto».

Esta metáfora é poderosa e central para compreender a sua aplicação no coaching: a maiêutica nada mais faz do que ajudar a pessoa a extrair de si mesma aquilo que procura, e a fazê-lo por si mesma.

Assim como a parteira não cria o bebé, mas auxilia no seu nascimento, o coach não introduz respostas, mas facilita que o coachee "dê à luz" as suas próprias compreensões e soluções.

Origem socrática e metodologia baseada em perguntas

Esta técnica era o principal método utilizado por Sócrates nos seus ensinamentos. A sua abordagem não consistia em transmitir conhecimentos diretamente, mas em fazer perguntas e mais perguntas aos seus alunos, guiando-os através de um processo de investigação até que chegassem às suas próprias respostas e compreensões.

É um método eminentemente dialógico e reflexivo, onde a pergunta se torna a ferramenta fundamental para estimular o pensamento crítico e a autodescoberta.

Objetivos da Maieutica no Coaching

Aplicada ao coaching, a maiêutica persegue vários objetivos-chave para facilitar o crescimento do coachee:

Incentivar o coachee a pensar de outra forma e a imaginar novas perspetivas sobre a sua situação.

Procurar consciencializar o coachee das suas próprias contradições internas, para que ele possa mudá-las.

Tentar levar o coachee a outras formas de representação do mundo que sejam mais motivadoras e o impulsionem à ação.

Tentar guiar o coachee para um espaço de experimentação no qual ele possa desenvolver um processo de crescimento por meio de tentativa e erro, imitação e modelagem.

Permitir que o coachee extraia os recursos existentes dentro de si, gere a força para dinamizá-los e ajudá-lo a buscar novos pontos de apoio que favoreçam o seu desenvolvimento.

O papel do coach e a estrutura da interação

No uso da maiêutica no coaching, é o coach que ajuda a estruturar a interação, orientando o fluxo da conversa por meio de suas perguntas.

As perguntas devem ser poderosas, ou seja, concebidas para evocar descobertas, tomada de consciência, compromisso ou ação no cliente. Devem refletir a escuta ativa e a compreensão do ponto de vista do cliente.

Idealmente, são perguntas abertas que trazem maior clareza, possibilidades ou novos aprendizados, e que levam o cliente ao que ele deseja, em vez de forçá-lo a se justificar ou olhar para o passado.

A influência do coach e a necessidade de neutralidade

É importante ter em mente que, sendo o coach quem estrutura a interação e formula as perguntas, a influência do seu próprio sistema de pensamento é grande.

Existe o risco de que as perguntas, consciente ou inconscientemente, sejam influenciadas pelas próprias crenças, valores ou soluções preferidas do coach.

Por isso, o profissional deve esforç


a mayeutica a arte de perguntar para gerar respostas

Publicações Recentes de coach profissional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar