LOGIN

REGISTO
Buscador

O Lançamento: Perguntas Guias e Motivação

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição O Lançamento: Perguntas Guias e Motivação


Como criar uma «pergunta essencial» que prenda a atenção

O sucesso da execução de um projeto na sala de aula depende, em grande medida, da qualidade do seu gatilho inicial. Este ponto de partida materializa-se na Pergunta Guia ou pergunta essencial.

Não se trata de uma afirmação retórica nem de uma pergunta que possa ser respondida com um simples «sim» ou «não», nem mesmo com uma pesquisa rápida num motor de busca na Internet.

A pergunta deve ser aberta, provocadora e conectar-se diretamente com os interesses vitais dos alunos, desafiando-os a investigar para construir uma resposta complexa e fundamentada.

Para formulá-la corretamente, o professor deve evitar enunciados puramente académicos.

Em vez de perguntar «Quais são as partes da célula?», uma pergunta orientadora sob a abordagem ABP seria: «Como poderíamos projetar uma colónia humana sustentável em Marte com base na biologia vegetal?».

Este tipo de abordagem coloca o aluno num papel ativo de solucionador de problemas.

A pergunta funciona como o fio condutor que manterá a coerência do projeto ao longo de todas as suas fases, garantindo que cada atividade realizada tenha um objetivo claro: aproximar-se da resolução do enigma apresentado.

Detecção de conhecimentos prévios e brainstorming

Uma vez lançada a pergunta, é imperativo não começar imediatamente a instrução, mas parar para explorar o «solo fértil» sobre o qual será semeado o novo conhecimento.

Esta fase de deteção de conhecimentos prévios é vital para uma aprendizagem significativa.

O professor facilita uma sessão de brainstorming ou debate inicial onde os alunos expõem o que sabem (ou acreditam saber) sobre o tema, quais são os seus preconceitos e, mais importante, o que precisam de aprender para resolver o desafio.

Esta etapa tem uma dupla função: diagnóstica e motivacional. Por um lado, permite ao professor avaliar o nível real do grupo e ajustar a complexidade do projeto. Por outro, empodera os alunos ao validar as suas experiências prévias.

Podem ser utilizados estímulos visuais, como objetos físicos, notícias atuais ou vídeos impactantes, para despertar a curiosidade e gerar perguntas derivadas.

O objetivo é que a necessidade de aprender surja do próprio aluno ("preciso saber isso para resolver o projeto") e não da imposição curricular.

Resumo

O sucesso do projeto depende de uma "pergunta essencial" aberta e provocativa que se conecte com os interesses vitais dos alunos. Ela deve colocar o aluno como um solucionador de problemas reais.

Antes da instrução, o professor deve detectar conhecimentos prévios para garantir uma aprendizagem significativa. Sessões de brainstorming permitem calibrar o nível real do grupo e ajustar o desafio.

São utilizados estímulos visuais ou notícias impactantes para despertar a curiosidade e gerar perguntas derivadas. O objetivo é que a necessidade de aprender surja do próprio aluno e não de imposições.


o lancamento perguntas guias e motivacao

Publicações Recentes de coach educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar