Transcrição Pessoas com risco acrescido devido à utilização de látex
Devido ao aumento de produtos de látex nos lares e nos hospitais, a população de maior risco é a seguinte
- Pessoas que foram submetidas a intervenções ou procedimentos cirúrgicos.
- Trabalhadores da construção civil.
- Profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, etc., que utilizam diariamente luvas de borracha, máscaras, soros, etc.
- Donas de casa ou trabalhadores da limpeza, uma vez que existe um grande número de artigos de uso diário e de limpeza feitos de látex, como as luvas de esfregar.
- Doentes com espinha bífida ou malformações genitourinárias.
- Doentes atópicos (alérgicos a substâncias que se encontram frequentemente no ambiente).
- Pessoas com reacções alérgicas graves sem explicação aparente.
- Pessoas que sofreram reacções alérgicas a determinados frutos ou nozes, como bananas, kiwis, abacates, etc.
- Pessoas que têm contacto regular com produtos de látex.
Para as pessoas acima descritas, que estão expostas a um risco mais elevado, recomenda-se a adoção de algumas medidas para evitar que se tornem alérgicas ao látex. Neste sentido, os alergologistas recomendam às crianças atópicas que evitem encher e brincar com balões, que prestem cuidados médicos com instrumentos médicos sem látex a doentes com espinha bífida ou que utilizem luvas sem pó e com baixas quantidades de alergénios.
Paradoxalmente, considerando a quantidade de látex nos objectos e no ambiente, o maior risco encontra-se no sector hospitalar.
Tal como outros locais de trabalho, as instalações hospitalares são legalmente obrigadas a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e devem efetuar as adaptações necessárias para garantir o bem-estar dos trabalhadores que possam ser sensíveis ao látex.
pessoas expostas aos maiores riscos utilizar latex