Transcrição Espectrometria de massa
A espetrometria de massa (EM) permite a deteção direta de proteínas ou péptidos a um nível baixo, semelhante aos métodos ELISA e PCR, o que provavelmente a tornará num dos métodos mais importantes e amplamente utilizados num futuro próximo, posicionando-a como uma opção de confirmação viável.
Uma das grandes vantagens da tecnologia EM em relação às tecnologias de deteção direta, como os testes ELISA e PCR, é o facto de ser capaz de analisar vários alergénios numa única análise, uma técnica conhecida como "SCREENING".
Outra potencialidade deste método é a deteção do peso, que causa um impacto menor durante o processamento, ao contrário dos métodos baseados em anticorpos que detectam a estrutura, que tende a variar durante o processo de transformação.
Durante a extração da amostra, os fragmentos de péptidos são clivados pela enzima tripsina e estes péptidos são identificados para uma deteção precisa dos alergénios.
Os péptidos podem ser altamente modificados em análises de alimentos altamente processados, o que pode influenciar a identificação dos péptidos e, consequentemente, a deteção da substância alergénica.
Para garantir a fiabilidade dos resultados analíticos, é necessário efetuar a verificação da matriz, tal como acontece com outros métodos.
O desempenho da tecnologia EM é muito elevado, porque o processo é normalmente totalmente automatizado ou, pelo menos, semi-au
espetrometria massa