Tipos e partes da gramática - tecnicas estudo
Tipos de gramática
Os principais enfoques de estudo da gramática são os seguintes:
- Gramática prescritiva ou normativa. Como o próprio nome indica, parte de um ideal e de um sentido do que é correto na língua, para sugerir aos falantes a forma adequada ou recomendável de formular e organizar suas frases.
- Gramática descritiva. Ao contrário da anterior, não julga como "correta" ou "incorreta" a maneira como diferentes falantes utilizam a língua, mas busca compreender como as normas do idioma são realmente usadas dentro de uma comunidade ou em comunidades específicas.
- Gramática tradicional. Trata-se do conjunto histórico de documentos e ideias herdadas de civilizações anteriores sobre o que é a gramática.
- Gramática funcional. Busca ser uma gramática geral da linguagem natural, ou seja, um conjunto de normas básicas aplicáveis a diferentes idiomas que possuem gramáticas distintas.
- Gramáticas formais. São chamadas assim as gramáticas abstratas, que podem aplicar sua lógica a linguagens não verbais, como as linguagens de programação de computadores.
Partes da gramática
A gramática compreende quatro ramos ou partes claramente diferenciadas, que abordam diferentes aspectos da língua. São elas:
- Fonética. Ocupa-se do ordenamento dos sons que compõem as palavras, bem como das mudanças na sua realização dependendo da posição específica ou do contexto gramatical.
- Morfologia. Estuda a forma de construção das palavras, ou seja, a maneira como unimos suas raízes ou fragmentos principais, dotados de significado léxico, com outros fragmentos que modulam, alteram ou determinam o significado final do que é dito.
- Sintaxe. Analisa a organização interna da oração, de acordo com uma lógica sequencial estabelecida pelas leis gramaticais e pela estrutura da língua.
- Semântica. Trata do significado das palavras e de seu papel dentro do conjunto de dinâmicas e padrões que constituem uma língua.