Níveis de gramática - tecnicas estudo
Assim como existem ramos ou partes da gramática, estes determinam os níveis de análise gramatical, ou seja, a quais dessas áreas prestamos atenção ao observar ou estudar a língua.
Por exemplo:
- Nível sintático-morfológico. Da combinação da morfologia e da sintaxe surge a morfossintaxe, que é a abordagem da linguagem verbal sob um ponto de vista formal-funcional, ou seja, a maneira como as palavras são construídas e organizadas para formar uma cadeia falada dotada de um significado lógico.
- Nível léxico-semântico. Neste nível, nos preocupamos apenas com o significado e sua correlação com as palavras, ou seja, o modo como uma palavra pode remeter a diferentes sentidos ou vice-versa.
- Nível fonético-fonológico. Neste nível, estudamos os sons que compõem a língua, isto é, os sons e os sinais que utilizamos para representá-los.
- Nível pragmático. Aqui, analisamos a língua em seu contexto comunicativo, levando em conta elementos e usos que não são canônicos, ou seja, que não estão contemplados nas "normas" gramaticais do idioma, mas que servem de apoio na hora de expressar significados.