LOGIN

REGISTO
Buscador

Projeção para estudar - tecnicas estudo

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Projeção para estudar - tecnicas estudo


Projeção para estudar - tecnicas estudo

A procrastinação é a manifestação pura da autossabotagem, é a atitude baseada em adiar ao máximo aquelas coisas que não queremos enfrentar, como se, por isso, fossem desaparecer por magia. Quando adiamos uma tarefa sem que haja um motivo de força maior que justifique essa decisão, estamos sendo vencidos pela procrastinação, é o momento em que devemos ouvir a razão e não as emoções. >Estamos realmente tão cansados que não podemos fazê-lo hoje? Essa é uma pergunta simples que, se respondida com honestidade, nos faria perceber quantas vezes sofremos com esse fenômeno em nossas tarefas diárias.

A seguir, abordaremos alguns elementos básicos que o ajudarão a enfrentar e prevenir a procrastinação.

Comece pelo mais difícil

Começar pelas tarefas mais difíceis permitirá que você reserve os momentos de cansaço para as tarefas mais mecânicas e menos exigentes. É comum que tentemos lidar primeiro com os problemas mais fáceis, deixando aqueles que não queremos enfrentar para o momento em que não podem mais ser adiados. Isso cria um ciclo vicioso onde a pessoa se vê sob o estresse de ter menos tempo e, provavelmente, menos energia.

Quando precisar escolher entre duas tarefas, pense em qual delas você menos deseja fazer e comece por essa. Ao passar para a atividade mais simples, você sentirá até um certo prazer na mudança de dificuldade.

Divida grandes tarefas

A técnica de dividir grandes tarefas é uma das mais eficazes para evitar a procrastinação causada pela sensação de estar sobrecarregado. Se você precisa escrever um ensaio de 30 páginas, concentre-se primeiro em fazer 10, como se fosse uma tarefa independente. No início, você ainda não terá concluído a tarefa, mas já terá avançado um terço do trabalho sem a pressão mental de escrever 30 páginas de uma só vez.

O mesmo vale para a leitura de um livro de 300 páginas. Se tiver tempo suficiente, planeje-se para ler 30 páginas por dia durante dez dias. Se 30 páginas parecer muito, divida a leitura em 15 páginas pela manhã e 15 à tarde. O bom dessa técnica é que não há limites: você pode dividir as tarefas em microtarefas ainda menores até que enfrentá-las não seja mais cansativo.

Antecipe algo do dia seguinte

Isso é mais um truque psicológico do que uma técnica de produtividade, pois não se trata de adiantar o trabalho do dia seguinte, mas sim de um tipo de presente que damos a nós mesmos para começar as tarefas do próximo dia com um pouco mais de energia.

A ideia é que, se amanhã você precisa fazer exercícios, pode adiantar alguns elementos complementares, como organizar os materiais necessários. Qualquer coisa que torne o início da tarefa mais agradável já é um avanço.

Se há algo que pode consumir muito tempo antes de começar a estudar, tente resolvê-lo na noite anterior. Isso pode incluir uma tarefa doméstica ou um compromisso pessoal pendente.

Esse método deve ser usado com equilíbrio, sem comprometer o tempo de descanso nem tornar-se um hábito diário. Na verdade, pode ser ainda mais eficaz se reservado para momentos em que uma tarefa realmente exigente está por vir e sabemos que teremos resistência para iniciá-la.

Você tem interesse em cursos de Aprendizado e Estudos?

Publicações recentes