LOGIN

REGISTO
Buscador

O modelo de comunicação do ponto de viragem - educar criancas responsaveis

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
O modelo de comunicação do ponto de viragem - educar criancas responsaveis


O modelo de comunicação do ponto de viragem - educar criancas responsaveis

A educação dos filhos exige dos pais, para além do amor, uma preparação adequada para lidar com as situações nas diferentes fases deste processo. Esta tarefa torna-se mais complicada quando se trata de educar mais do que um filho, em combinação com as exigências crescentes da vida quotidiana e do trabalho. Para cumprir com sucesso esta responsabilidade, os pais devem encontrar modelos que, adaptados às suas circunstâncias, sirvam de guia para a família, dando prioridade ao respeito e ao amor por todos os membros da família, enquanto constroem uma base sólida para que os seus filhos se tornem indivíduos de sucesso quando entrarem no mundo.

Aprender boas práticas

Na maior parte das vezes, os pais resolvem as situações que enfrentam com os filhos reproduzindo os padrões com que foram educados. Embora os valores humanos básicos não se alterem com o tempo, cada época tem o seu sinal distintivo. Por isso, as referências que os pais assumem devem ser cuidadosamente analisadas e atualizadas à sua experiência de criação, considerando que, além das necessidades materiais, o cuidado com a esfera afetiva é fundamental na formação da personalidade dos filhos.

São inúmeros os pais angustiados que, apesar de trabalharem longas horas e proverem às necessidades materiais dos filhos, vêem como estes só contribuem com comportamentos negativos. Um psicólogo infantil pode lembrar-lhes a importância de momentos simples, como dar um passeio juntos ou falar dos amigos da escola, sublinhando que a presença diária e a comunicação honesta são essenciais.

Os estudiosos do desenvolvimento emocional infantil partilham muitas estratégias para promover o bem-estar das crianças, concordando que a companhia física é primordial, uma vez que assegura a troca afectiva necessária para nutrir as crianças, tanto quanto a melhor comida.

Modelo do Momento Chave

Este modelo coloca uma questão-chave aos pais: qual é a sua reação inicial a situações negativas com os seus filhos? A resposta determinará a forma como podem modelar positivamente o comportamento das crianças. Se os pais reagirem de forma explosiva, cria-se um ambiente de rejeição e ressentimento, replicando este ciclo. Pelo contrário, se mantiverem a calma e encararem a situação como uma oportunidade para as crianças aprenderem e crescerem emocionalmente, o resultado será positivo. Os erros são oportunidades de aprendizagem e os pais são os melhores guias para ensinar as crianças a agir e a decidir de forma responsável.

Num ambiente de emoções controladas, as crianças podem expressar o que sentem e pensam, o que gera bem-estar e segurança, pois sentem-se ouvidas pelos pais. Para que este modelo funcione, os pais devem praticá-lo constantemente, treinando-se para mudar a sua reação aos acontecimentos do dia a dia, concentrando-se no desenvolvimento das capacidades dos filhos, o que também favorece a comunicação familiar.

Oportunidades de auto-aperfeiçoamento

O controlo das emoções é difícil, sobretudo para aqueles que vêem o lar como um espaço de livre expressão. No entanto, a energia positiva da casa é construída com base na harmonia que cada membro traz. Se os pais entenderem as situações com os filhos como oportunidades de aprendizagem, criam um ambiente rico em conhecimentos, onde as crianças se sentem participantes na sua educação. Isto gera bons sentimentos e um desejo de não desiludir os pais, melhorando o seu comportamento e desempenho escolar e promovendo interações positivas com os outros. Poucas coisas fazem uma criança mais feliz do que sentir a aprovação dos seus pais.

Publicações recentes