LOGIN

REGISTO
Buscador

Duas dimensões críticas da parentalidade - educar criancas responsaveis

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Duas dimensões críticas da parentalidade - educar criancas responsaveis


Duas dimensões críticas da parentalidade - educar criancas responsaveis

Quando constituem uma família, as pessoas tomam geralmente como referência os padrões familiares e culturais da sociedade em que foram educadas. Mas à medida que as crianças crescem num mundo cada vez mais rápido e em mudança, os pais descobrem a necessidade de readaptar os seus padrões básicos à realidade que enfrentam. Educar os filhos para que se tornem adultos plenos e capazes é uma tarefa exigente mas bela, se a assumirmos como o maior contributo que damos ao mundo em que vivemos.

Factores importantes na educação dos filhos

Na educação dos filhos, há muitos factores a ter em conta, entre os quais se destacam dois aspectos principais: um é a capacidade de resposta dos pais, que inclui tudo o que se relaciona com o mundo afetivo e os cuidados com os filhos, e o outro é o aspeto estrutural, que inclui as expectativas e a disciplina dos pais na educação dos filhos.

De acordo com a forma como cumprem este conjunto de tarefas, os pais são classificados em quatro grupos ou estilos parentais:

  • Pais educadores: Proporcionam aos seus filhos grandes possibilidades de serem adultos bem sucedidos, pois criam-nos num ambiente positivo onde a disciplina e a ordem se combinam com o carinho e o apoio incondicional, com base em limites bem definidos e exercendo a disciplina com firmeza e afeto.
  • Pais permissivos: São afectuosos mas muito mimados, não estabelecem limites claros e firmes ao educar, o que faz com que os filhos sejam irresponsáveis e preguiçosos, criando adultos caprichosos, impulsivos e imaturos.
  • Pais pouco participativos: exercem um controlo fraco no cuidado e na disciplina dos filhos, tornando-se por vezes negligentes. Os seus filhos, quando crescem, têm quase sempre uma autoestima reduzida e são pouco empáticos.
  • Pais autoritários: São muito controladores e exigentes, apesar de proporcionarem rotinas de vida estáveis e ordenadas, são muitas vezes desrespeitosos e inflexíveis com os filhos, sem prestar atenção aos sentimentos e ao afeto, criando adultos tímidos, medrosos e com baixa autoestima.

A parentalidade mais adequada

Os especialistas concordam que o estilo parental mais recomendado é o da educação, que garante a formação de adultos capazes de enfrentar os desafios da vida com um comportamento maduro. Este estilo parental dá prioridade ao respeito pelas crianças, educando-as num ambiente digno, ordenado e disciplinado, proporcionando segurança, alimentação adequada, afeto e uma boa comunicação entre pais e filhos, incorporando-os na sociedade como adultos responsáveis e sensíveis.

Promover a parentalidade responsável

Ao tornarem-se pais, as pessoas adquirem a responsabilidade de proteger e prover a todas as necessidades dos seus filhos, prestando especial atenção ao respeito por todos os direitos desta nova vida. Por vezes, os adultos, ao verem as crianças como seres indefesos, atacam de muitas formas a sua identidade pessoal e os traços distintivos da sua personalidade que fazem delas, desde o nascimento, um ser único e valioso.

Quando os pais têm em conta todos os aspectos da educação dos seus filhos, fomentam uma comunicação próxima e positiva que favorece o crescimento e o desenvolvimento de ambas as partes. No processo de educação dos filhos, os pais evoluem e melhoram como indivíduos, sentindo satisfação em ver os filhos crescerem como indivíduos saudáveis, estáveis, sensíveis e responsáveis, e aprendendo novas competências que garantem o desenvolvimento pessoal de todos na família.

Publicações recentes