LOGIN

REGISTO
Buscador

Porque é que precisa da ajuda de um coach profissional? - coaching

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Porque é que precisa da ajuda de um coach profissional? - coaching


Porque é que precisa da ajuda de um coach profissional? - coaching

Geralmente, temos dificuldade em olhar para nós próprios de forma objetiva e, por vezes, não fazemos ideia de como os outros nos vêem. Não nos damos ao trabalho de nos analisarmos, não temos tempo para viver e limitamo-nos a reagir ao que nos rodeia sem pensar seriamente nas causas e consequências do que fazemos.

Talvez não saibamos como nos analisar, não tenhamos as ferramentas adequadas, não tenhamos sido educados dessa forma, mas quando estamos bloqueados, duvidamos do caminho a seguir ou temos falta de motivação, precisamos realmente de alguém que seja um espelho e nos mostre o que somos, que nos ouça e nos faça refletir sobre o caminho que estamos a seguir.

Um coach profissional é formado para isso e tem não só a capacidade mas também a vontade de acompanhar as pessoas neste processo de mudança. Alguém que vê o nosso potencial e que nos ajuda a descobrir os nossos pontos fortes e fracos e a fazer sobressair o melhor que temos para oferecer. Alguém a quem podemos responder quando seguimos o plano que estabelecemos para nós próprios e que, ao mesmo tempo, nos encoraja.

Hoje em dia, podemos encontrar um coach para qualquer área da nossa vida, seja nos nossos projectos pessoais ou nos negócios.

Surgimento e antecedentes do coaching

A palavra coach é um termo inglês que tem a sua origem etimológica na Hungria, no século XV, e que se refere a um novo tipo de carruagem criado nessa altura [kocsi]. Pelas voltas e reviravoltas da vida, define agora uma especialidade, cada vez mais procurada, que ajuda precisamente a levar as pessoas de um ponto a outro da sua vida pessoal ou profissional.

Uma utilização mais próxima começou no século XX, com o coach como treinador desportivo e o verbo inglês "to coach" para a atividade de treino. Aqui, o treinador acompanha os atletas e, em conjunto, trabalham para desenvolver competências e atingir os seus objectivos.

Um dos antecedentes mais importantes do coaching é o livro "The Inner Game of Tennis" de Timothy Gallwey, que trata do que se passa na mente de um atleta e de como o jogo interior [dúvidas, medos e distracções] determina o sucesso ou a derrota. O seu método de coaching foi além do desporto e tem sido utilizado nos negócios, na educação e na saúde.

De facto, as origens do coaching remontam à Grécia antiga, com o aparecimento da filosofia grega e de pensadores como Pitágoras, Platão e Sócrates. O método de Maiêutica de Sócrates, que ajuda a alcançar a clareza e a auto-consciência através do questionamento reflexivo, foi retomado por este último.

Hoje em dia, o coaching funde muitos domínios do conhecimento com o objetivo de maximizar o potencial pessoal e profissional. Recorre a fontes como a psicologia, a neurociência, a ontologia, as ciências sociais, o desenvolvimento empresarial, a inteligência emocional e a filosofia, entre outras.

O que é o coaching?

O coaching é um processo em que o coach cria um ambiente de confiança e aprendizagem para que o cliente atinja objectivos ou metas específicas num curto espaço de tempo. O coach é um facilitador, acompanhando e colocando o cliente em movimento, mas não toma decisões pelo cliente.

O objetivo é que o cliente desenvolva o seu potencial e tenha uma melhoria tangível na sua vida. O coach fornece ferramentas e cria um ambiente adequado para que o cliente possa ultrapassar as suas limitações e gerir o seu próprio progresso com base nos seus conhecimentos, crenças e valores.

As principais caraterísticas do processo de coaching são:

  • É uma relação de confiança e confidencialidade, baseada na empatia.
  • É adaptado ao indivíduo, é um processo personalizado.
  • O seu foco é o auto-conhecimento e o desenvolvimento do potencial do cliente.
  • O bem-estar do cliente está no centro do processo.

Para que serve um coach profissional?

O processo de coaching permite-nos trabalhar aspectos da nossa vida profissional e pessoal com os quais temos dificuldade em lidar. O coach ajuda-nos a encontrar respostas e a aprender a resolver os problemas de forma autónoma, sem nos dizer o que fazer.

Um coach serve para:

  • Ajudar a fazer emergir a melhor versão de si próprio.
  • Acompanhar o cliente para atingir os seus objectivos num curto espaço de tempo.
  • Ultrapassar obstáculos com a utilização de ferramentas e técnicas eficazes.
  • Reforçar os pontos fortes e desenvolver novas competências.
  • Melhorar a autoestima e a auto-confiança.
  • Oferecer ferramentas para melhorar a eficiência e a organização.

Publicações recentes