LOGIN

REGISTO
Buscador

Etimologia e a metáfora do transporte

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Etimologia e a metáfora do transporte


Da carruagem húngara ao conceito moderno

A etimologia da palavra «coach» é reveladora e contém em si mesma a descrição do trabalho.

O termo vem da palavra húngara kocsi (pronunciada "cochi"), que leva o nome da cidade de Kocs.

No século XV, esta cidade tornou-se famosa por fabricar um tipo especial de carruagem: mais confortável, mais rápida e com um sistema de suspensão superior ao resto. Era chamada de "a carruagem de Kocs".

Assim, o termo original não se referia a uma pessoa, mas a um veículo de excelência projetado para transportar pessoas de um ponto de origem a um ponto de destino da maneira mais eficiente possível.

Esta metáfora permanece intacta até hoje: o coaching é o veículo que transporta o atleta de onde ele está até onde ele quer chegar.

A evolução académica na Inglaterra

A palavra viajou pela Europa e, durante o século XIX, encontrou um novo nicho nas universidades inglesas, como Oxford.

Na gíria estudantil, começou-se a usar o termo «coach» para designar os tutores particulares.

Porquê? Porque os estudantes sentiam que esses tutores os «levavam» ou «transportavam» através da dificuldade dos exames finais, da mesma forma que uma carruagem transporta um viajante por um terreno difícil.

Aqui, o termo adquire a sua conotação de acompanhamento intelectual e preparação mental, afastando-se da mera instrução académica para se concentrar no sucesso do resultado.

O salto para o atletismo e a definição de papéis

Foi somente no final do século XIX e início do século XX que o termo saltou formalmente para o âmbito desportivo.

Inicialmente, era usado para descrever a pessoa que dirigia a estratégia técnica. No entanto, com o tempo, ocorreu uma distinção necessária.

Hoje entendemos que, embora um treinador se ocupe dos músculos e da técnica, o «coach» ocupa-se da pessoa que move esses músculos.

A metáfora da carruagem lembra-nos a nossa ética profissional: o coach não é o protagonista da viagem, nem quem escolhe o destino, nem quem realiza o esforço físico para avançar; o coach fornece a estrutura segura e eficiente para que o viajante (o atleta) possa concentrar-se exclusivamente em ter um bom desempenho e alcançar o seu objetivo.

Resumo

A palavra vem do termo húngaro «kocsi», uma carruagem com suspensão superior concebida para viajar. Representa um veículo de excelência que transporta pessoas de forma eficiente desde a sua origem até ao destino desejado.

No século XIX, os estudantes de Oxford chamavam de "coach" os seus tutores particulares. Eles sentiam que esses guias os conduziam através das dificuldades académicas para garantir o sucesso final.

Atualmente, o coach desportivo ocupa-se da pessoa, enquanto o treinador lida com a técnica. O profissional fornece a estrutura segura para que o atleta realize o esforço e avance.


etimologia e a metafora do transporte

Publicações Recentes de treinador desportivo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar