logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Procrastinação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Procrastinação


A procrastinação é a manifestação mais clara da auto-sabotagem; é a atitude que nos leva a adiar o mais possível as coisas que não queremos enfrentar, como se elas fossem desaparecer por magia.

Quando adiamos uma tarefa sem uma razão que justifique essa decisão, estamos a deixar-nos vencer pela procrastinação. É nesta altura que devemos dar ouvidos à razão e não às emoções.

Estamos realmente tão cansados que não podemos fazer isso hoje? Esta é uma pergunta simples e, se lhe respondermos honestamente, aperceber-nos-emos de quantas vezes vivemos este fenómeno nas nossas tarefas diárias.

Aqui estão alguns princípios básicos para o ajudar a lidar com a situação e evitar que a procrastinação o afecte.

Comece pelas coisas mais difíceis

Começar pelas tarefas mais difíceis permitir-lhe-á reservar a sua energia para as tarefas mais mecânicas e menos exigentes. É comum procurarmos resolver os problemas mais fáceis, deixando os que não queremos resolver para os momentos em que já não podem ser adiados. Isto coloca-nos num círculo vicioso, onde estamos agora sob a pressão de menos tempo e, provavelmente, menos energia.

Quando tiver de escolher entre duas tarefas, pense em qual das duas é mais difícil para si e comece por essa. Ao passar para a atividade mais fácil, sentirá algum alívio com a mudança de dificuldade.

Dividir as grandes tarefas

Dividir as grandes tarefas é uma das técnicas mais eficazes para evitar a procrastinação, especialmente quando se sente sobrecarregado por algo que o ultrapassa. Se tiver de fazer um ensaio de 30 páginas, concentre-se em escrever 10 páginas, como se fosse uma tarefa autónoma. Embora não tenha terminado o trabalho, estará a um terço do caminho percorrido sem a pressão mental de ter de escrever todas as 30 páginas de uma só vez.

O mesmo se aplica à leitura de um livro de 300 páginas. Se tiver tempo suficiente, planeie ler apenas 30 páginas por dia durante dez dias. Se 30 páginas parecerem demasiado, divida a leitura em 15 páginas de manhã e 15 à tarde. A vantagem desta técnica é que não há limites; pode dividir as tarefas em micro-tarefas até deixar de ser cansativo fazê-las.

Adiar uma parte do trabalho do dia seguinte

Esta dica é mais um truque psicológico do que uma técnica de produtividade, pois não se trata de antecipar o trabalho do dia seguinte, mas sim de se dar um presente para começar as tarefas do dia seguinte com um pouco mais de energia.

A ideia é que, se tiver trabalho para fazer amanhã, pode antecipar alguns itens suplementares, como lençóis ou utensílios de que vai precisar. Se há alguma coisa que sabe que lhe pode tirar tempo antes de começar a estudar, tente resolvê-la na noite anterior, como tarefas domésticas ou assuntos pessoais que tenha pendentes.

Isto deve ser feito de forma equilibrada; não deve afetar o seu tempo de descanso e não implica que tenha de o fazer todos os dias. De facto, pode ser mais eficaz reservá-lo para momentos em que sabe que se aproxima uma tarefa rigorosa e que terá dificuldade em começar.


procrastinacao

Transcrição Procrastinação



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?