Transcrição A prática
Todos os sistemas educativos e meios de ensino respeitáveis compreendem a necessidade de associar os conhecimentos teóricos e práticos de uma forma objetiva. A utilização da prática nos centros educativos não é recente. Desde muito cedo, compreendemos a importância de fixar a teoria através de exercícios concretos que nos permitam apreciar a sua real utilidade, de tal forma que o nosso cérebro fixa mais facilmente os conhecimentos associando-os a acontecimentos ou factos em que tenhamos participado.
Neste guia, analisaremos brevemente a importância da prática no processo de aprendizagem, que é um dos elementos mais caraterísticos dos sistemas educativos modernos.
Como utilizar corretamente a prática?
A prática, na sua essência, deve ser orientada para reforçar e fixar os conhecimentos teóricos. Quando dizemos isto, queremos dizer que os elementos que tentamos implementar na prática devem estar intimamente ligados aos teóricos, caso contrário, perde-se o objetivo fundamental da prática, que, como dissemos anteriormente, é reforçar o que foi aprendido teoricamente.
É comum encontrar situações em que um aluno é submetido a um período de prática profissional em que não está a realizar nada daquilo que recebeu na teoria, não se pode dar um curso ao aluno sobre o comportamento das bolsas de valores e depois mandá-lo trabalhar como caixa num bar durante uma semana, isto é simplesmente um disparate, muito comum na má utilização da prática nos centros educativos.
É importante compreender que o aluno que enfrenta a prática vai encontrar conceitos e elementos que não domina, porque a teoria nem sempre é suficientemente abrangente e tende a não cobrir as situações ou problemas do quotidiano que são normalmente aprendidos durante o desempenho diário.
O jogo
O jogo é uma das formas mais eficazes de ensinar. O cérebro humano é muito mais recetivo a estímulos positivos, razão pela qual, durante os primeiros anos da nossa educação, os conceitos mais básicos nos são frequentemente ensinados através de jogos, sons e cores.
O jogo não é apenas útil com crianças pequenas, muitos centros de ensino universitário recorrem a este tipo de método didático para dar aulas e avaliar conteúdos. O ambiente lúdico leva-nos de volta à nossa infância, num ambiente que não nos é hostil, dá-nos confiança e permite-nos desinibirmo-nos mais facilmente.
Ambientes de simulação
A simulação é a técnica utilizada para recriar uma situação real num ambiente controlado. Um exemplo disso são os exercícios efectuados pelos bombeiro
pratica