logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Música

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Música


Estudar ou não com música é uma das questões mais debatidas entre os estudantes, com alguns a afirmarem que a música os ajuda a manterem-se concentrados nos estudos, enquanto outros argumentam que a música tende a distraí-los ou a desviá-los dos seus objectivos.

A verdade é que a música é um recurso muito poderoso para transmitir emoções e alterar o nosso estado de espírito. Por isso, a ideia de estudar com música pode fazer sentido, se pensarmos que o estado de espírito é um dos factores mais importantes no desempenho dos alunos.

Com isto em mente, vamos dedicar as linhas seguintes a uma análise dos aspectos básicos relacionados com este tema, para que possa tirar as suas próprias conclusões e decidir se quer ou não incorporar a música nas suas sessões de estudo.

Tipos de música para estudar

Relativamente ao que dissemos anteriormente, sobre se a música era ou não um elemento positivo no estudo, é válido salientar que os estudos realizados a este respeito indicam que isso depende muito do tipo de música utilizada durante as sessões de estudo. Por isso, uma resposta generalizada neste sentido não seria correta.

Por um lado, temos a música com letra, que se verificou ter certos efeitos negativos na memória, uma vez que tende a dificultar e a distrair os alunos quando estão a ler. Isto acontece porque, a nível cognitivo, o subconsciente trabalha para decifrar todas as mensagens que recebe, pelo que a letra da música, mesmo que em segundo plano, se torna mais um elemento que o nosso cérebro vai tentar processar.

Por outro lado, no caso da música clássica ou da música que é tocada em fundo mas não se ouve a letra, é feita uma distinção entre a música mais acelerada ou agressiva e a música com um ritmo mais calmo. O segundo caso é o que mais favorece o estado de concentração, uma vez que este tipo de música tende a transmitir as mesmas sensações de calma, tranquilidade, sossego e concentração que são óptimas para favorecer o processo de aprendizagem do aluno.

Recomendações

De seguida, partilhamos algumas recomendações para a implementação da música durante as sessões de estudo. No entanto, as particularidades de cada pessoa interferem no facto de estes aspectos poderem variar ou não. Em qualquer caso, deve experimentar o que melhor se adapta às suas necessidades e aplicá-lo aos seus estudos.

O primeiro aspeto que deve ter em conta é o volume geral da música, que deve ser baixo, para que ocupe um plano secundário, não atraia a sua atenção e não interfira com


musica

Transcrição Música



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?