Transcrição O método PPD
O método ppd ou etapas de planificação diária, como também é conhecido, é uma metodologia criada com o objetivo de enfrentar as tarefas diárias a partir de uma estratégia organizada em diferentes pontos que se sucedem até terminar o trabalho pendente. Este método é útil nos momentos em que temos uma elevada carga de trabalho pendente, pois ajuda o aluno a concentrar-se num objetivo, proporcionando uma opção planeada para o executar.
A disciplina é um elemento muito importante no auto-estudo, uma vez que o aluno se depara com um regime em que não se sente controlado por um professor e um horário de aulas, pode ser mais difícil lidar com as tarefas a realizar. É por isso que este método é considerado como uma forma lógica de organizar toda uma sequência de acções que visam um resultado final satisfatório. Em todo o caso, não significa que não existam muitas outras formas de organizar as nossas rotinas de estudo, pretende-se apenas que seja mais uma ferramenta com que o aluno pode contar.
Vamos agora aprofundar cada uma destas etapas para saber em que consistem. Este tópico pode ser útil no seu trabalho diário como um mecanismo eficaz para resolver os seus trabalhos de casa.
Criar uma lista de todas as tarefas
A forma mais eficaz de lidar com um problema é defini-lo, tem de ser claro sobre as tarefas que tem de fazer durante o dia. A ideia de todo o planeamento é ter uma estratégia clara e concisa que comece por definir quais são os seus objectivos para hoje.
Recomendamos a utilização de uma agenda física ou eletrónica que lhe permita anotar cada uma das tarefas que irá realizar durante o dia. Não é aconselhável confiar na sua memória, pois esta pode falhar e deixá-lo numa situação problemática.
Ordenar as tarefas
Depois de ter bem definidas cada uma das tarefas que vai realizar durante o dia, deve proceder à sua ordenação por ordem de prioridade. Entende-se que todas devem ser feitas no mesmo dia, tal como estão no planeamento que fez anteriormente, mas como método preventivo deve dar mais importância àquelas que trarão piores consequências se não forem concluídas.
Na mesma agenda, utilize marcadores ou qualquer sinalética à sua escolha para atribuir uma ordem de realização às suas tarefas.
Tenha tudo o que precisa à mão
Para poupar tempo e evitar distracções desnecessárias, antes de começar a trabalhar na sua primeira tarefa, certifique-se de que tem tudo o que precisa para a concluir. Isto vai desde a informação que vai utilizar (seja bibliografia, notas, etc.) até coisas mais triviais, como ter uma garrafa de água ao alcance da mão para não ter de parar para beber água. Pense em tudo o que pode fazer com que tenha de interromper a tarefa em curso e tente eliminá-lo antecipadamente.
Planeie o seu tempo de estudo
Para complementar estas tarefas, deve projetar um tempo estimado para a sua realização. Isto é importante porque significa que terá de exigir mais de si próprio para as completar no tempo projetado. Ao mesmo tempo, ter um horário de estudo previamente definido implica que não o deve violar, caso queira descansar ou se distrair, tente sempre estar fora do horário acordado. Este é um passo que requer disciplina e força de vontade, pois é normal que quando nos deparamos com uma tarefa aborrecida queiramos mudar de atividade, mas isso só nos fará procrastinar nas nossas responsabilidades.
metodo ppd