logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

A mentalidade em relação aos estudos

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição A mentalidade em relação aos estudos


Em princípio, quando falamos de mentalidade quando estudamos, pode parecer uma questão menor, porque tendemos a negligenciar os elementos mais abstractos, aqueles que não somos capazes de perceber com todos os nossos sentidos. É claro para todos nós que estudar é importante se quisermos passar num exame, mas quando se trata da eficácia de estar devidamente preparado mentalmente, as dúvidas começam a surgir.

A verdade é que a mentalidade não é tão abstrata como pensamos, tal como não o são as doenças mentais, a depressão ou as perturbações cognitivas. Estes são elementos que têm uma base científica, são estudados e trabalhados, em muitos casos, por especialistas. Caso contrário, teríamos de pensar por que razão uma equipa de futebol precisa de um psicólogo e dedica várias horas por semana a interagir e a trabalhar a mentalidade dos jogadores, em vez de dedicar essas mesmas horas ao treino, que, no fim de contas, é a única coisa que aparentemente influencia um jogo.

Sobre este tema e a sua importância para qualquer estudante, dedicaremos as linhas seguintes, delineando as generalidades básicas a este respeito.

Mentalidade fixa

Como dissemos, a mentalidade é estudada a partir do campo de várias ciências, como a psicologia ou a neurociência. Existem muitas classificações que procuram agrupar os diferentes estados mentais que um indivíduo pode apresentar, entre as mais conhecidas referir-nos-emos a duas; a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.

A mentalidade fixa baseia-se na crença de que somos dotados de um conjunto de qualidades e capacidades naturais que não podem ser desenvolvidas para além de um determinado ponto. Esta mentalidade é muito prejudicial, é ela que nos faz repetir frases como "o que tinha de acontecer já aconteceu", ou "nada pode ser feito". Incute um sentimento determinista, onde o sujeito pouco pode fazer para mudar a sua realidade, sou pobre porque nasci pobre e não há nada que possa fazer, não canto bem, não sei dançar, não tenho jeito para os números, etc.

Esta é a mentalidade que nos faz concentrar no problema e não na solução, é a mentalidade mais fácil de sustentar porque é a que oferece menos resistência. É lógico que gastamos menos energia a aceitar uma situação desagradável do que a pensar como a vamos resolver. As pessoas com esta mentalidade tendem a ficar estagnadas, com poucos progressos. São passivas perante os problemas e têm uma excelente capacidade de aceitar a derrota.

Mentalidade progressista

O mindset progressivo é a antítese do mindset fixo. Ter um mindset progressivo significa ter consciência de que somos nós que construímos a nossa realidade, que embora o fracasso seja uma constante a acarinhar, quanto mais tentarmos, mais as estatísticas nos favorecerão.

Quem tem um mindset progressivo sabe que somos dotados para aprender qualquer nova habilidade, que a história da humanidade está cheia de pessoas que começaram do zero. É por isso que a mentalidade progressiva é uma mentalidade que devemos trabalhar para alcançar, porque independentemente das nossas capacidades e dos nossos talentos pessoais, é o trabalho constante que nos permite atingir os nossos objectivos. É muito importante que um estudante compreenda até que ponto pode alcançar o que pretende, porque o percurso estudantil é longo e exige muita força de vontade, tanto para enfrentar os obstáculos como para conseguir resistir aos longos dias de estudo.

Não é um assunto que deva ser tratado com ligeireza, a saúde mental é saúde da mesma forma, é necessário cuidar dela desde a prevenção e atacar com força os momentos de desvio emocional. Como é lógico, como em qualquer área da saúde, nem sempre estamos saudáveis, mas a primeira coisa a fazer é reconhecer o problema para aprender a combatê-lo.


mentalidade

Transcrição A mentalidade em relação aos estudos



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?