logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Memória

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Memória


A memória é, sem dúvida, uma das funções cognitivas que nos permite funcionar eficazmente como seres sociais. Imagine-se uma vida sem retenção de informação ou memórias. A memória não é um simples processo mental, antes pelo contrário, pois inclui a codificação, o armazenamento e a recuperação de informações; inclui também a ligação espacial e temporal de factos com outros. Graças à memória, lembramo-nos de nomes, números de telefone, datas de aniversário, rostos, lugares, canções, refeições e todo o tipo de sensações e emoções que experimentámos na vida.

De um outro ponto de vista, devemos salientar que a memória é também fundamental para a aprendizagem, porque de que serve aprender coisas se não nos lembramos delas e, portanto, não as podemos pôr em prática?

Do ponto de vista anatómico, a memória está ligada ao hipocampo, no entanto, muitas áreas do sistema nervoso estão ligadas a ele, como o hemisfério direito do cérebro, relacionado com o significado das palavras; o córtex temporal, onde são armazenadas as memórias da infância; os lobos frontais que coordenam o pensamento e a perceção; e o cerebelo, onde ocorrem muitos dos processos cognitivos automatizados.

Tipos de memória

Existem muitos tipos de memória, bem como vários critérios de classificação. A que vamos mostrar na lição de hoje baseia-se na teoria de armazenamento múltiplo de Atkinson e Shiffrin:

  • Memória sensorial: Este tipo de memória é bastante efémero, durando aproximadamente 250 milissegundos. Este tempo é suficiente para que a informação recebida seja identificada para processamento posterior.
  • Memória de curto prazo (STM): Como o próprio nome indica, retém a informação durante curtos períodos de tempo, e dentro desta estão.
  • Memória de trabalho (também conhecida como memória ativa): Pertencente ao grupo da memória de curto prazo, está relacionada com tarefas que requerem o armazenamento de informações recorrentes.

É composta por quatro factores fundamentais: alça fonológica, agenda visuoespacial, loja episódica e sistema executivo. O primeiro deles é especializado na informação verbal, graças à qual memorizamos endereços. O segundo é responsável pelo tratamento das informações de tipo imagético, e temos de nos lembrar de um trajeto específico. O terceiro, o armazenamento episódico, é responsável pela integração das informações obtidas noutros locais, como o visual, o verbal, o temporal e o espacial. Por fim, o sistema executivo rege o funcionamento da memória de trabalho.

Tal como a memória a curto prazo, é composta por vários tipos:

  • Memória implícita ou processual: É precisamente esta que se armazena inconscientemente, permitindo-nos realizar actividades automáticas como correr, conduzir, parar nos semáforos, etc.
  • Memória explícita ou declarativa: Ao contrário da anterior, esta memória armazena-se de forma consciente e manifesta-se no reconhecimento de aniversários, pessoas, lugares, etc.
  • Memória episódica: Este tipo de memória permite-nos armazenar dados da nossa vida, tais como bons momentos, maus momentos, momentos especiais e muito mais.
  • Memória semântica: Ao contrário da anterior, permite-nos recordar acontecimentos a longo prazo, mas não relacionados com as nossas experiências pessoais. Um exemplo disto é o conhecimento de acontecimentos históricos importantes.

Anomalias associadas à memória

Efeito de recência: Recordamos com maior intensidade a informação que nos é apresentada em último lugar.

Efeito de primazia: Recordamos com maior intensidade a informação que nos é apresentada em primeiro lugar.

Efeito Google: Temos tendência para esquecer informações que sabemos que podemos encontrar facilmente na Internet sem termos de as memorizar.

Efeito Mandela ou falsa memória: Distorção da memória, cuja distorção parece ser bastante comum em pessoas não relacionadas. É conhecido por este nome porque muitas pessoas afirmaram que Nelson Mandela tinha morrido na prisão, quando na verdade não tinha.

"Deja Vu": Sensação irrealista de ter vivido um determinado momento anteriormente.

"Jamais vu": Ao contrário do anterior, acontece quando acreditamos ter vivido uma determinada situação pela primeira vez, quando na verdade já a vivemos várias vezes.


memoria

Transcrição Memória



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?