Transcrição Leitura intensiva
Quando pensamos em técnicas de leitura, pensamos numa série de recursos destinados a melhorar a velocidade de leitura e de compreensão dos textos. Isto deve-se ao facto de, na maior parte das vezes, o principal para nós ser terminar a leitura no menor tempo possível, obviamente sem sacrificar a compreensão.
No entanto, por mais estranho que possa parecer, nem todas as técnicas de leitura têm como objetivo fazer com que o leitor leia mais depressa do que o habitual, algumas focam-se apenas na compreensão, deixando a velocidade como um fator secundário que pode ser sacrificado sem qualquer problema.
Um exemplo deste tipo de técnica de leitura é a leitura intensiva, muito popular devido à sua eficácia comprovada quando se trata de certos textos, em que é necessário um elevado nível de compreensão.
Tendo isto em conta, o guia que se segue centra-se nos aspectos básicos desta técnica de leitura, para que possa conhecer as suas aplicações e incorporá-la nas suas sessões de estudo.
Em que é que consiste?
A técnica de leitura intensiva está centrada em maximizar os níveis de compreensão do leitor através de uma leitura mais intensa e pormenorizada do que o habitual. O tempo de leitura durante esta técnica é normalmente mais longo do que quando lemos como estamos habituados, isto porque temos de parar para compreender em pormenor cada elemento ou conceito com que nos deparamos.
Quando lemos intensivamente, cada palavra conta, não devemos apressar-nos a passar de um parágrafo para outro até termos a certeza de que compreendemos o parágrafo que acabámos de ler. É uma leitura de aprendizagem, onde não só prestamos atenção ao significado das palavras, mas também analisamos a estrutura das frases, o contexto, a redação, entre muitos outros elementos técnicos.
A leitura intensiva é o oposto da leitura extensiva. Lemos extensivamente sobretudo quando lemos por diversão, para desfrutar de um romance ou de uma história, em que talvez não seja tão importante passar um parágrafo sem o dominar completamente, porque o contexto do parágrafo seguinte far-nos-á compreender os elementos que não compreendemos.
Recomendações
O recurso à leitura intensiva está reservado a certos tipos de textos, normalmente complexos ou mais técnicos do que o habitual. É o caso de um manual de instruções de um eletrodoméstico, em que a nossa intenção ao lê-lo é compreender o funcionamento do equipamento. Aqui não podemos aplicar uma leitura extensiva, porque é muito importante compreender corretamente cada um dos pontos descritos no manual.
Se estiver a aprender uma nova língua e começar a ler textos curtos nessa nova língua, a ouvir canções ou a ver filmes legendados
leitura intensiva