Transcrição Jogos didácticos
Os jogos educativos são uma forma divertida e eficaz de transmitir conhecimentos, de tal forma que é uma das primeiras técnicas utilizadas para educar as crianças e ensinar-lhes os conceitos básicos de cada disciplina. Muitas vezes, aprendemos a ler, a escrever e a interagir através do jogo, pois captar a atenção de uma criança e concentrá-la no meio de um turno de aulas pode ser uma tarefa muito difícil.
Isto exige que os professores recorram a este tipo de estratégia, onde podem romper com o ambiente formal esperado numa escola para recriar um ambiente mais familiar e amigável, onde os alunos podem desenvolver todo o seu potencial e ultrapassar as barreiras lógicas que sentem quando interagem pela primeira vez com um grupo de pessoas fora do seu círculo imediato.
No entanto, isto não significa que os jogos didácticos não possam ser aplicados em diferentes fases do ensino; de facto, no próprio ensino universitário, os jogos didácticos desempenham um papel muito importante, com o objetivo de pôr em prática alguns dos fundamentos teóricos ensinados nas aulas.
No guia que se segue, vamos analisar alguns aspectos básicos dos jogos didácticos, para que possa tirar as suas próprias conclusões sobre se esta estratégia é ou não útil para aplicar durante as suas sessões de estudo.
O papel dos jogos didácticos
A falta de conhecimento sobre o potencial dos jogos didácticos como estratégia de aprendizagem eficaz fez com que, fora do ensino básico, a utilização de jogos no ensino não fosse muito apreciada. Isto não é surpreendente, uma vez que os jogos são frequentemente associados às crianças, o que constitui um grave erro concetual.
Os jogos educativos trabalham o desenvolvimento cognitivo dos alunos, melhorando a sua lógica e a sua capacidade de abstração. Está demonstrado que as aulas divertidas são muito mais eficazes para captar a atenção dos alunos, a monotonia que advém de enfrentar um turno de aulas numa sala de aula, durante um longo período de tempo, pode ser facilmente ultrapassada se forem utilizados jogos didácticos sem perder o objetivo central da aula, que é transmitir conhecimentos.
Quando um jogo é aplicado, a figura do professor como centro da aula é quebrada, pois o jogo passa a ocupar o lugar central e o professor desempenha o papel de mediador entre os alunos e o próprio jogo, para que os alunos descubram formas de aceder a esse conhecimento sem ter de o impor à força.
Vantagens da utilização de jogos didácticos
Os jogos didácticos têm um vasto leque de benefícios para os alunos, apenas para mencionar alguns deles, pode
jogos didacticos