Transcrição Técnica de Feynman
A técnica de Feynman é amplamente conhecida e estudada no domínio do ensino e da investigação. Foi criada no século XX pelo cientista de renome que tem o seu nome. É uma ferramenta muito útil para todos os estudantes, uma vez que facilita os processos de memorização e aprendizagem, conseguindo um melhor desempenho durante os dias de estudo.
É uma técnica concebida para ser aplicada desde os aspectos mais básicos até aos mais complexos, basta dizer que o seu autor fez uso deste método, e estamos a falar de um físico brilhante que foi galardoado com o Prémio Nobel da Física.
Tendo em conta a importância e a utilidade prática que podemos encontrar no conhecimento desta técnica, propomos as seguintes linhas, onde iremos delinear os aspectos básicos que caracterizam este singular método de estudo.
Em que é que consiste?
A técnica ou método de Feynman é uma metodologia de aprendizagem estruturada em quatro passos lógicos, com o objetivo de organizar a informação e melhorar o processo de memorização. Cada passo está relacionado com o anterior, numa sequência que procura decompor o conceito com o maior grau de simplicidade possível, para que seja menos dispendioso assimilar o conceito durante o estudo.
Seja claro sobre o conceito que vai trabalhar
O primeiro passo é aparentemente o mais simples, não é mais do que ter claro o conceito que se pretende compreender. Não se pode aplicar a técnica se não se tiver um objetivo claro para o qual ela se dirige.
É por isso que Feynman recomenda a utilização de uma folha de papel ou de qualquer outro suporte que permita escrever e refletir claramente o nome exato do conceito sobre o qual se vai trabalhar. Assim, o primeiro passo é escrever o nome exato, sem mais acompanhamento, do conceito sobre o qual se vai trabalhar.
Explique-o a um amigo
O passo seguinte é fingir que vai explicar o conceito a um amigo. De facto, a ideia é que, sob o nome do conceito, tente definir, por palavras suas e da forma mais simples possível, em que consiste o conceito.
Obviamente, haverá questões que ainda não são claras para si, caso contrário não estaria a aplicar este método. Mas a lógica deste passo é precisamente essa, a de poder perceber o que sabe e o que não sabe sobre o que está a explicar. É por isso que nesta explicação vai começar com o que sabe e depois vai dizer o que não sabe.
Concentre-se na parte que não compreende.
Agora que já sabe claramente o que compreende e o que não compreende, concentre-se na parte que não compreende. Releia novamente essa parte e tente analisá-la cuidadosamente. Se hou
feinman