logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Dificuldade das tarefas

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Dificuldade das tarefas


Quando planeamos o nosso estudo, concentramo-nos nas tarefas que temos de realizar com mais urgência. Numa primeira ordem lógica, é coerente começar por aquelas que temos de entregar mais rapidamente, pois são as que exercem mais pressão sobre nós, mas dentro da ordem de trabalho deparamo-nos sempre com o problema de decidir se devemos começar pelas tarefas mais difíceis ou pelas mais fáceis.

Existe uma grande quantidade de informação sobre este assunto, geralmente baseada em critérios baseados na experiência ou no gosto pessoal de quem a emite. Com o presente guia, pretendemos fornecer um ponto de vista mais individualizado sobre o assunto, para que tenha os elementos necessários para decidir por si próprio o que lhe é mais conveniente, se começar pelas tarefas fáceis ou pelas mais complexas.

Gasto de energia

Cada tarefa que realizamos durante o dia implica um dispêndio de energia para o nosso organismo, pelo que decidir se começamos pelas simples ou pelas complexas pode ser muito decisivo para concluir tudo o que nos propusemos fazer durante o dia.

Consideramos que o gasto de energia é o fator chave para tomar esta decisão. Há tarefas que serão extremamente pesadas, enquanto outras são mais mecânicas e não exigem que estejamos em plena capacidade para as executar. O problema agrava-se com as tarefas que se situam no meio do intervalo de dificuldade acima referido, em que, embora não sejam as mais difíceis, apresentam alguma dificuldade e vão exigir algumas horas do nosso tempo.

Classificar as tarefas de acordo com o seu grau de dificuldade

Recomendamos que, depois de ter bem definidas as tarefas que tem de realizar durante o dia, proceda à sua classificação de acordo com o seu grau de dificuldade. Para o fazer, propomos que as agrupe em três grupos. Tarefas de dificuldade elevada, tarefas de dificuldade média e tarefas de dificuldade baixa.

Tarefasde dificuldade elevada: Exigem um grande esforço da nossa parte, são tarefas que requerem que estejamos na nossa capacidade máxima para as executar, levarão muitas horas a concluir e ocuparão uma grande parte da nossa energia.

Tarefas de dificuldade média: São tarefas que demoram muito tempo a concluir, não são tão cansativas, parte do seu desenvolvimento é mecânico e não requerem o máximo da nossa capacidade, consomem parte da nossa energia mas podemos recuperar após um breve descanso.

Tarefas de baixa dificuldade: São tarefas muito simples, por vezes demoram apenas alguns minutos, não consomem muita energia, são geralmente mecânicas e não exigem que estejamos no máximo das nossas capacidades.

Execute-as por esta ordem

Para os casos em que tem tarefas de dificuldade alta e média:

  • Consideramos conveniente começar pela tarefa de dificuldade média, tendo em conta que, embora implique um esforço considerável, será mais fácil para si recuperar desta tarefa e começar com a tarefa de dificuldade elevada mais tarde. Se começar com a tarefa de dificuldade elevada, pode ficar demasiado exausto para continuar com a tarefa de dificuldade média mais tarde.
  • A ideia aqui é garantir que ambas as tarefas são concluídas, e esta é a forma mais consistente de distribuir energia.

Para os casos em que tem tarefas de dificuldade média ou alta, combinadas com tarefas de dificuldade baixa:

  • Dê prioridade à conclusão das actividades de dificuldade alta ou média, conforme apropriado, e depois prossiga com as actividades de dificuldade baixa.
  • Tendo em conta a simplicidade das actividades de baixa dificuldade, é preferível aproveitar os momentos de maior energia e concentração nas actividades mais complexas, uma vez que as outras podem ser executadas de forma fácil, independentemente do nosso estado físico e mental.


dificuldade tarefas

Transcrição Dificuldade das tarefas



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?