Transcrição Auto-explicação
A vida de estudante implica um elevado grau de sacrifício e dedicação, uma vez que o nosso cérebro tem de enfrentar diariamente uma série de desafios para adquirir uma série de novos conhecimentos e competências. Por este motivo, foram desenvolvidas uma série de técnicas e métodos que procuram tornar este processo muito mais simples e eficaz, tornando os dias de estudo mais agradáveis e aumentando o rendimento.
A auto-explicação é uma das técnicas de aprendizagem mais poderosas e eficazes que existem, e muitos de nós acabamos por a utilizar instintivamente. Dentro das técnicas de estudo, é uma das mais práticas, pois pode ser utilizada para assimilar qualquer conteúdo ou matéria de uma forma prática e simples.
A seguir, analisaremos os conceitos básicos que giram em torno da auto-explicação como técnica de estudo, tendo em conta a importância que lhe é dada como ferramenta de grande valor durante o processo de aprendizagem.
Em que é que consiste?
A auto-explicação, como o próprio nome indica, baseia-se na explicação de uma determinada questão ou elemento a si próprio. Para tal, é utilizada uma metodologia que vai desde a leitura e compreensão do que estamos a estudar até à simplificação deste novo conhecimento, que deve ser interpretado e expresso pelas nossas próprias palavras como sinal de domínio do conteúdo.
O simples facto de ter de explicar algo faz-nos refletir sobre os elementos que dominamos ou ignoramos. Por isso, a auto-explicação é uma forma simples de testar o conteúdo, permitindo-nos saber antecipadamente os pontos que precisamos de reforçar através do estudo e aqueles que já dominamos.
Eficácia
Como dissemos no início, esta é uma das técnicas de estudo mais eficazes que existem. Isto deve-se a todas as interações e processos lógicos que somos obrigados a realizar antes de explicar um determinado conteúdo. Em primeiro lugar, o aluno deve ler, interpretar e compreender bem o que está a estudar. Posteriormente, a linguagem técnico-científica recebida deve ser simplificada para uma linguagem coloquial e agradável.
A ideia é que, ao explicar, o aluno utilize a sua própria linguagem, e não conceitos ou vocabulário técnico, e quanto mais próxima a linguagem for da linguagem que utiliza nas suas conversas quotidianas, mais eficaz será a técnica. Isto porque, quando trazemos a linguagem técnica para a linguagem coloquial, estamos a demonstrar domínio, somos capazes de usar sinónimos e adaptar o conhecimento de forma a que seja fácil de compreender por qualquer pessoa.
Quando estivermos a explicar o conteúdo a nós próprios, será muito fácil perceber se há aspectos que ainda não dominamos totalmente. Isto porque, se formos honestos connosco próprios, ser�
auto explicacao