Transcrição Visualização de intenções futuras
Programação cerebral
A visualização de objetivos não é um ato de "pensamento mágico", mas uma técnica de treino neurológico.
Estudos demonstram que o cérebro, especificamente o córtex visual, tem dificuldade em distinguir entre uma experiência real e uma imaginada vividamente.
Ao ensaiar mentalmente um resultado futuro bem-sucedido, você está a preparar as suas redes neuronais para reconhecer e executar esse comportamento na realidade, aumentando a probabilidade de que ele ocorra.
Se visualizar constantemente o pior cenário (preparando-se para o desastre), estará a treinar o seu cérebro para a ansiedade; ao visualizar intencionalmente o sucesso, redireciona essa energia para a resolução criativa de problemas e a deteção de oportunidades.
O exercício de Sonhar e Planejar
Para implementar isso, usamos um exercício de duas fases chamado "Sonhar e Planejar" (Dream and Scheme).
A primeira fase, "Sonhar", requer desativar o filtro lógico e crítico para listar os desejos e aspirações mais profundos, aqueles que muitas vezes reprimimos por medo de que pareçam impossíveis. É vital permitir-se sonhar sem restrições nesta fase.
Uma vez que a visão está clara, passa-se para a fase de "Planejar" ou execução estratégica.
Aqui, a parte lógica do cérebro assume o comando para decompor esse grande sonho em micro-passos de ação concretos e programáveis.
Essa separação evita que o "como" (a lógica) mate o "o quê" (o sonho) antes que ele tenha a chance de nascer.
Clareza de objetivos
Estabelecer uma intenção clara funciona como uma "estrela guia" para o seu comportamento profissional.
Sem uma visão definida de onde quer chegar nos próximos 9 a 12 meses, é fácil perder-se na reatividade diária e nas exigências urgentes dos outros.
Uma visão clara concentra a sua energia: quando a intenção é precisa, os métodos para alcançá-la tendem a aparecer, pois o seu sistema de ativação reticular começa a filtrar a realidade em busca de ferramentas que o ajudem a chegar lá.
Por outro lado, intenções vagas ou baseadas no medo («não quero ser despedido» vs «quero liderar este pr
visualizacao de intencoes futuras