LOGIN

REGISTO
Buscador

Virtude da justiça

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Virtude da justiça


A virtude da Justiça engloba os pontos fortes do carácter que são fundamentais para promover e manter uma vida comunitária saudável e equitativa.

Estas qualidades estão relacionadas com um sentido de responsabilidade civica, com a justiça no trato com os outros e com a capacidade de liderar grupos em direção a objectivos comuns de uma forma construtiva.

Cidadania e responsabilidade social

Esta força manifesta-se na contribuição ativa para o bem-estar da comunidade e no cumprimento dos seus deveres civicos.

Implica trabalhar bem como membro de uma equipa ou de um grupo, assumir a sua quota-parte de responsabilidade nas tarefas colectivas e manter a ordem social.

Os exemplos práticos incluem o cuidado com os espaços comuns, como os parques e a propriedade pública, a manutenção da limpeza da própria casa e do ambiente e, de um modo mais geral, o respeito pelas outras pessoas e pelas regras de convivência.

Ser um bom cidadão, com valores e principios que procuram não prejudicar os outros, é a essência desta força.

Equanimidade e justiça

A equanimidade é a capacidade de tratar todas as pessoas de forma justa e equitativa, sem permitir que sentimentos pessoais, preconceitos ou favoritismos interfiram no julgamento ou nas acções.

Requer um esforço para ser objetivo na avaliação das situações e na interação com os outros, assegurando que todos são tratados de forma justa e ponderada.

Esta força é essencial para a construção de relações baseadas na confiança e no respeito mútuo, bem como para a tomada de decisões justas em qualquer dominio.

Liderança Positiva

A liderança, como ponto forte da virtude da Justiça, refere-se à capacidade de encorajar e motivar um grupo para que os seus membros trabalhem em conjunto para a realização de objectivos comuns.

Um bom lider não se limita a organizar e a dirigir. Também inspiram as pessoas a agir, promovendo um ambiente de colaboração e empenho.

Trata-se de fazer com que os outros queiram participar e contribuir para o esforço coletivo, reconhecendo e valorizando as capacidades de cada membro do grupo.

É uma qualidade importante para o bom funcionamento de qualquer equipa, organização ou comunidade.


virtude justica

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?