LOGIN

REGISTO
Buscador

Tolerância ao risco vs. incerteza

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Tolerância ao risco vs. incerteza


As pessoas mostram frequentemente uma diferença entre a sua capacidade de tolerar o risco e a sua tolerância à incerteza.

Embora ambos os conceitos impliquem uma falta de conhecimento sobre o futuro, o risco é percepcionado de forma diferente da pura incerteza, que influencia a tomada de decisões.

Definição de risco e incerteza

O risco refere-se a situações em que os possiveis resultados de uma ação são conhecidos e as probabilidades (pelo menos estimadas) podem ser atribuidas a cada um desses resultados.

Por exemplo, quando se aposta num jogo com regras claras, sabe-se quais são as probabilidades de ganhar ou perder.

A incerteza, por outro lado, descreve cenários em que os resultados possiveis, as suas consequências ou as probabilidades a eles associadas são desconhecidos, ambiguos ou impossiveis de estimar com precisão. Trata-se de uma falta de informação mais fundamental.

A experiência da caixa de bolas

Uma experiência clássica ilustra esta diferença: são oferecidas duas caixas. A caixa A contém 50 bolas vermelhas e 50 bolas pretas.

A caixa B contém 100 bolas, mas desconhece-se a proporção de vermelhas e pretas. Se for ganho um prémio por tirar uma bola vermelha, a maioria das pessoas escolhe a caixa A, onde o risco é conhecido (50% de probabilidade).

Se a condição for alterada e uma bola preta for recompensada, muitas pessoas escolherão de novo a caixa A, o que é irracional se, na primeira jogada, se assumir que a caixa B tem provavelmente menos bolas vermelhas (e, por conseguinte, mais bolas pretas).

Este comportamento demonstra uma aversão à incerteza: uma situação de risco conhecido (Caixa A) é preferida a uma situação de possibilidades desconhecidas (Caixa B), mesmo que esta última possa ser mais favorável.

Implicações na vida real

Esta aversão ao desconhecido explica a razão pela qual muitas pessoas podem correr riscos calculados em áreas como os desportos de aventura (onde os perigos são conhecidos e são tomadas precauções), mas sentem grande apreensão em relação a decisões de vida como mudar de carreira ou iniciar um negócio, onde o futuro é muito mais incerto e os resultados são dificeis de prever.

O problema é que a maioria das decisões importantes da vida (esc


tolerancia risco incerteza

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?