Transcrição Comportamento positivo e modelação da comunicação
Os pais são os primeiros e mais influentes modelos para os seus filhos. A forma como os adultos se comportam, comunicam e gerem as suas próprias emoções tem um impacto direto na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.
Ser um modelo de comportamento positivo e de comunicação assertiva é uma das aplicações mais importantes da psicologia positiva na parentalidade.
Aprendizagem observacional
É um principio bem conhecido que as crianças aprendem principalmente com o que experimentam e observam no seu ambiente, e não com o que lhes é explicitamente dito.
Por isso, se os pais querem que os filhos desenvolvam certas qualidades ou formas de comportamento, eles próprios devem esforçar-se por incorporar essas carateristicas.
Se quiser promover a bondade, a paciência ou a resiliência, as crianças precisam de ver os pais a agir dessa forma no dia a dia.
Modelação de uma comunicação saudável
A forma como os adultos em casa comunicam entre si e com as crianças estabelece o padrão para as futuras competências de comunicação das crianças.
É importante modelar uma comunicação assertiva, expressando as suas necessidades e sentimentos de forma respeitosa e ouvindo ativamente os outros.
Isto inclui evitar padrões de comunicação destrutivos, como a critica excessiva, o desprezo, a defensividade ou o emparedamento emocional (os "quatro cavaleiros do Apocalipse" mencionados no contexto das relações de casal, mas aplicáveis à dinâmica familiar).
Os pais devem esforçar-se por se ouvirem uns aos outros e aos seus filhos, sem mostrar desprezo e estando abertos a diferentes perspectivas.
Promover um ambiente familiar positivo
Ser um mode
ser modelo comportamento comunicacao positiva