Transcrição O viés do catastrofismo
O catastrofismo é um enviesamento cognitivo comum que consiste na tendência para esperar ou imaginar o pior resultado possivel de uma situação, ampliando as suas consequências negativas e assumindo que, se algo pode correr mal, não vai simplesmente correr mal.
Mas vai dar-se da pior maneira que se possa imaginar. Este padrão de pensamento pode gerar uma angústia considerável e uma visão distorcida dos problemas.
Manifestações do Pensamento Catastrófico
Uma pessoa com tendência para o catastrofismo pode, por exemplo, interpretar uma simples dor de cabeça como um sintoma de uma doença grave, como um tumor cerebral, sem considerar outras explicações muito mais prováveis e menos alarmantes.
Do mesmo modo, um despedimento pode levar a uma espiral de pensamentos negativos, imaginando um futuro de fracasso total, abandono e miséria ("nunca mais vou conseguir arranjar emprego", "a minha mulher vai deixar-me", "vou acabar sozinho, triste e abandonado debaixo de uma ponte").
Estes pensamentos começam frequentemente com a frase "E se?", antecipando cenários terriveis: "E se o meu pai morrer amanhã?", "E se eu receber aquela carta do IRS?", "E se eu for despedido do meu emprego?
Consequências do catastrofismo
O principal problema deste padrão de pensamento é que mantém a pessoa num estado de alerta e ativação constante, o que pode ser prejudicial para a saúde fisica e mental.
O choro gera ansiedade, medo e uma sensação de ameaça continua, mesmo quando não há perigo real ou iminente.
Desafiar o pensamento catastrófico
Para contrariar o catastrofismo, é útil adotar uma abordagem mais estatistica e baseada em provas.
Algumas questões que podem ajudar a desmontar est
preconceito catastrofismo