Transcrição Pensamento dicotómico. extremos opostos
O pensamento dicotómico, também conhecido como pensamento "tudo ou nada" ou "preto ou branco", é um padrão cognitivo de avaliação de situações, pessoas ou das próprias experiências em categorias extremas e mutuamente exclusivas.
Não reconhece a existência de nuances, graus intermédios ou a complexidade inerente à realidade.
Este tipo de pensamento é um dos preconceitos mais comuns e pode ter um impacto significativo no bem-estar emocional e na capacidade de análise critica.
Carateristicas do Pensamento Dicotómico
As pessoas que tendem ao pensamento dicotómico tendem a ver o mundo em termos absolutos: algo é completamente bom ou completamente mau, um sucesso completo ou um fracasso absoluto, perfeito ou um desastre.
Não há espaço para a moderação, o compromisso ou a ideia de que as coisas podem ser parcialmente corretas ou ter aspectos positivos e negativos.
Esta forma de tratar a informação é mais fácil para o cérebro, pois evita a necessidade de uma análise mais profunda e matizada.
Se, por exemplo, se cometer um erro, é mais fácil concluir "sou um totó" e abandonar a tarefa, do que analisar os múltiplos factores envolvidos e considerar o erro como uma oportunidade de aprendizagem.
Consequências e Limitações
O pensamento dicotómico gera expectativas irrealistas em relação a si próprio e aos outros, o que pode levar a uma grande instabilidade emocional, passando rapidamente da euforia ao desespero.
Torna dificil lidar com a frustração, pois qualquer resultado menos que perfeito pode ser interpretado como um fracasso total.
Este padrão mental também favorece uma autocritica severa e pode causar problemas nas relações interpessoais, uma vez que tende a idealizar ou a desvalorizar as pessoas sem apreciar a sua complexidade.
Limita também a capacidade de encontrar soluções criativas ou intermédias para os problemas.
Social e culturalmente, o pensamento dicotómico é frequentemente encorajado, especialmente em áreas como a politica, onde as escolhas são apresentadas como "comigo ou contra mim" ou "esquerda ou direita", simplificando excessivamente realidades complexas.
Falsas dicotomias
Um problema adicional associado a este preconceito é a apresenta
pensamento dicotomico extremo opostos