LOGIN

REGISTO
Buscador

O otimismo como pilar da resiliência

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O otimismo como pilar da resiliência


O otimismo e a resiliência são dois pontos fortes de carácter profundamente interligados e que se reforçam mutuamente.

A resiliência, entendida como a capacidade humana de enfrentar e superar a adversidade, é significativamente influenciada pela capacidade de manter uma perspetiva otimista face aos desafios.

Resiliência. Lidar com a Adversidade

A resiliência é a qualidade que permite não só resistir às dificuldades, mas também fazer com que as pessoas se sintam bem.

Mas também para se adaptar e recuperar dos mesmos, saindo muitas vezes mais forte da experiência.

Implica uma gestão eficaz do stress, a capacidade de manter um funcionamento adequado apesar das circunstâncias adversas e a capacidade de "recuperar" após um golpe.

Otimismo no enfrentamento resiliente

Para lidar com a adversidade de forma resiliente, é essencial manter uma perspetiva otimista.

O otimismo permite acreditar que, apesar das dificuldades actuais, é possivel ultrapassá-las e que o futuro pode ser melhor.

É esta esperança que leva a pessoa a mobilizar os seus recursos e a procurar soluções, em vez de sucumbir ao desespero ou à passividade.

Quando confrontado com uma crise ou um trauma, a capacidade de olhar para a situação de um ângulo mais favorável, de se concentrar em possiveis lições ou oportunidades de crescimento, é uma manifestação de otimismo que alimenta diretamente a resiliência.

Uma relação que se reforça mutuamente

A relação entre otimismo e resiliência é bidirecional. Por um lado, uma disposição otimista facilita uma resposta mais resiliente aos problemas.

A crença na própria capacidade de ultrapassar obstáculos e na possibilidade de um resultado positivo aumenta a probabilidade de uma pessoa agir de uma forma que conduza efetivamente à superação.

Por outro lado, sempre que uma pessoa enfrenta e recupera com sucesso de uma adversidade (ou seja, age de forma resiliente), esta experiência pode reforçar o seu sentido de auto-eficácia e a sua visão otimista.

Os sucessos anteriores na superação de dificuldades criam confiança na capacidade de lidar com desafios futuros, reforçando assim a disposição otimista geral.

Desta forma, o otimismo não é apenas uma componente que facilita a resiliência.

Mas também pode ser o resultado do seu desenvolvimento, criando um ciclo virtuoso que aumenta a capacidade de enfrentar a vida com mais força e esperança.


otimismo pilar resiliencia

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?