Transcrição Objetivo principal dos pontos fortes
O estudo e a promoção das forças de carácter no âmbito da psicologia positiva têm um objetivo fundamental e transcendente de fomentar e promover o potencial humano máximo.
Não se trata apenas de identificar traços positivos isoladamente. Trata-se de compreender como essas qualidades podem ser cultivadas e aplicadas para ajudar as pessoas a alcançar uma sensação subjectiva de bem-estar e uma vida mais plena e com mais significado.
Fomentar o potencial individual
O objetivo central do trabalho com as forças de carácter é criar uma versão melhor de cada individuo.
Trata-se de ajudar as pessoas a tornarem-se mais sábias, a desenvolverem maior temperança nas suas acções e reacções e a construirem uma vida com significado.
Isto é, uma pessoa que deixa uma marca positiva e significativa nas pessoas que a rodeiam e na sua comunidade.
Desenvolver virtudes-chave
Os pontos fortes do carácter são agrupados em virtudes mais amplas.
O objetivo é que, ao desenvolver os pontos fortes especificos que compõem cada virtude, a pessoa seja capaz de incorporar essas virtudes de uma forma integral na sua maneira de ser.
Por exemplo, não se espera que a pessoa mostre apenas actos isolados de bondade. Mas que desenvolva a virtude da Humanidade e do Amor numa base consistente.
O seu objetivo é permitir que o individuo cultive um conjunto de valores claros e bem definidos para orientar o seu comportamento, promovendo a empatia, o amor por si próprio e pelos outros e um comportamento ético e justo.
Contribuição para o bem-estar subjetivo
Ao centrar-se no estudo das experiências e carateristicas que dão às pessoas uma sensação subjectiva de bem-estar, o desenvolvimento de pontos fortes não é apenas um exercicio intelectual.
Mas que se traduza numa melhoria tangivel da qualidade de vida percepcionada.
O objetivo final é que cada pessoa seja capaz de viver uma vida mais gratificante e feliz através do reconhecimento e da aplicação ativa das suas qualidades mais positivas.
objetivo primordial forcas