LOGIN

REGISTO
Buscador

A ilusão do controlo

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição A ilusão do controlo


A ilusão de controlo é uma tendência cognitiva que nos leva a acreditar que podemos influenciar ou dominar situações sobre as quais, na realidade, temos pouco ou nenhum controlo real.

Também se manifesta na sobrevalorização da nossa influência em determinados contextos, sem ter em conta a multiplicidade de outros factores envolvidos.

Crença no Controlo sobre o Incontrolável

Este preconceito é evidente quando pensamos que tudo correrá de acordo com os nossos planos simplesmente porque os elaborámos meticulosamente, sem considerar os imprevistos que escapam ao nosso controlo.

Mesmo que tenhamos planeado um dia ao pormenor, um atraso no voo ou um imprevisto podem perturbar tudo, demonstrando que não podemos controlar todas as circunstâncias.

Certas vertentes do desenvolvimento pessoal encorajam por vezes esta ilusão, sugerindo que podemos influenciar o mundo através do pensamento positivo ou enviando "boas vibrações".

É semelhante à crença de um adepto de futebol de que as suas emoções e gestos influenciam o resultado do jogo.

O efeito placebo e a perceção de controlo

Parte desta ilusão pode estar relacionada com o efeito placebo, em que a crença na eficácia de uma ação ou substância produz um efeito positivo, mesmo que não exista uma causa direta.

Acreditar que podemos influenciar o nosso destino, mesmo que seja uma ilusão, pode tornar a vida mais suportável.

Este preconceito é mais evidente no jogo patológico, onde o jogador acredita que a sua habilidade ou rituais podem controlar o acaso.

Realidade vs. Ego Controlador

Não podemos forçar uma árvore a crescer, nem podemos forçar as pessoas a agirem sempre como desejamos.

A ilusão de controlo é ampliada quando temos alguma influência real, levando-nos a sobrestimar a nossa contribuição, por exemplo, numa equipa de trabalho.


ilusao controlo

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?