Transcrição Gratidão em tempos de dificuldade
O cultivo da gratidão assume uma dimensão particularmente poderosa quando é aplicado não apenas em momentos de alegria.
Mas também durante periodos de adversidade e dificuldade.
Embora possa parecer contra-intuitivo, encontrar razões para estar grato, mesmo em circunstâncias dificeis, pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão emocional e a resiliência.
Gratidão pela expressão emocional
Até o ato de chorar, que é frequentemente associado à dor ou à tristeza, pode ser uma fonte de gratidão.
Pode estar grato pela capacidade de chorar como forma de libertação emocional.
O choro pode ajudar a libertar dores profundas, e esta libertação é um processo de cura.
Há pessoas que, perante a dor, não conseguem fazer o luto e podem ficar presas na sua dor, o que por vezes resulta em estados depressivos.
Por isso, ter a oportunidade de chorar e de deitar as emoções cá para fora pode ser visto como um alivio pelo qual se deve estar grato.
Da mesma forma, a gratidão pode ser sentida através da libertação de sentimentos como a raiva ou a culpa, pois este processo pode conduzir a uma maior serenidade.
Quando se permite que estas emoções intensas sejam expressas e processadas, evita-se que se tornem um fardo interno doentio.
Gratidão pela consciência emocional
Também podemos estar gratos pela capacidade de ter a inteligência emocional para reconhecer a nossa própria tristeza e permitir que a dor flua.
Esta consciencialização e aceitação das emoções dificeis é um passo importante para não ficar preso e ser capaz de seguir em frente.
Não negue ou reprima o que sente. Em vez disso, permitir-se experimentar o processo emocional é uma forma de autocuidado pela qual se pode sentir grato.
Gratidão pela clareza na adversidade
Outro aspeto da demonstração de gratidão em tempos dificeis é a capacidade de ver a situação particular com honestidade, integridade e clareza.
Encarar a realidade, por mais dura que seja, de uma perspetiva objetiva e realista é fundamental para a gerir adequadamente.
Esta clareza, embora possa ser dolorosa no inicio, é preferivel ao auto-engano ou à evitação, e é um recurso valioso pelo qual devemos estar gratos.
Estes exemplos ilustram como a gratidão pode ser reorientada mesmo no meio da adversidade, não negando a dor.
O objetivo é encontrar aspectos do processo ou das nossas capacidades que sejam dignos de apreço e que nos ajudem a ultrapassar as dificuldades de uma forma mais construtiva.
gratidao tempos dificeis