Transcrição Dimensões da capacidade de resiliência
A resiliência, a capacidade de enfrentar e superar as adversidades, não resulta de um único fator. É o resultado de uma interação complexa de vários componentes.
Os especialistas neste dominio salientam que a resiliência é composta por elementos biológicos, psicológicos e sociais, cada um dos quais desempenha um papel importante na forma como um individuo lida com as dificuldades.
Componentes biológicos e genéticos
A nossa biologia e herança genética influenciam a nossa capacidade inata de enfrentar e ultrapassar as adversidades.
Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética que as torna mais resistentes ao stress ou mais rápidas a recuperar emocionalmente.
Embora não seja o único fator determinante, os aspectos biológicos estabelecem uma base sobre a qual se constroem as outras capacidades de resiliência.
Componentes psicológicos
Os factores psicológicos são cruciais e moldáveis. A forma como trabalhamos a nossa mentalidade, as nossas emoções e a nossa mente em geral é determinante para lidar com a adversidade.
Desenvolver uma mentalidade de crescimento, cultivar o otimismo, melhorar a inteligência emocional e aprender estratégias eficazes para lidar com a situação são exemplos de como os aspectos psicológicos contribuem para a resiliência.
Um curso de psicologia positiva, por exemplo, pode ajudar a fortalecer psicologicamente uma pessoa, criando esse "muro" de proteção face às dificuldades.
Componentes sociais e ambiente
O ambiente social influencia significativamente a resiliência. Crescer ou viver num ambiente dominado por pessoas pessimistas, que desistem facilmente ou que não são optimistas, pode aumentar a probabilidade de um individuo adotar essas mesmas atitudes. Por outro lado, um ambiente fortalecedor, rodeado de pessoas optimistas, corajosas e resilientes face aos desafios, tem mais probabilidades de incutir essas qualidades de resiliência.
Para as crianças, os primeiros sete anos de vida são extremamente importantes para que essa pessoa ou criança construa resiliência e seja capaz de lidar muito bem com as adversidades.
Além disso, o apoio social é vital; lidar sozinho é mais dificil do que lidar com o apoio de uma equipa ou de uma rede de pessoas.
Ter pessoas em quem se apoiar em momentos de dificuldade facilita uma melhor gestão de situações adversas.
dimensoes capacidade resiliencia