Transcrição Chaves para se tornar uma pessoa melhor nos relacionamentos
A qualidade das nossas relações interpessoais depende, em grande medida, do que somos enquanto individuos.
Ser uma pessoa "fantástica" ou excecional não só enriquece a vida de uma pessoa. Também atrai e promove relações de maior qualidade.
Uma fórmula proposta por Viktor Frankl oferece uma visão valiosa sobre os componentes que contribuem para ser uma pessoa melhor.
A fórmula do valor pessoal: (C+H) x A
A fórmula está estruturada da seguinte forma: (Conhecimentos + Competências) x Atitude. Isto significa que os conhecimentos e as competências acrescentam valor a uma pessoa.
Mas é a atitude ou a forma de estar que multiplica esse valor, tendo um impacto muito maior na forma como somos vistos e na qualidade das nossas interações.
Conhecimento (C)
As pessoas gostam e valorizam os individuos que têm conhecimentos, que são cultos e inteligentes, e com os quais se podem ter conversas interessantes e nutritivas.
A troca mútua de experiências, de novas percepções e de conhecimentos enriquece as relações.
Quanto mais culta e inteligente for uma pessoa, mais interessante se torna para os outros.
Competências (H)
As capacidades, inatas ou desenvolvidas, também contribuem para a atração e o interesse de uma pessoa.
Isto pode incluir ser bom numa profissão (um excelente médico, psicólogo, cozinheiro), ter talentos artisticos (tocar um instrumento, dançar) ou competências práticas (ser bom com as mãos, consertar coisas).
As pessoas com passatempos interessantes e competências desenvolvidas são mais agradáveis e admiráveis.
Atitude (A) - O Fator Multiplicativo
Embora os conhecimentos e as competências sejam importantes, é a atitude ou a forma de estar que multiplica verdadeiramente o valor de uma pessoa e determina a forma como será recordada, amada e apre
chaves melhores relacionamentos pessoais