Transcrição O afeto e o seu impacto vital
O afeto, entendido como o sentimento e a manifestação de ser apreciado, amado e valorizado, é uma necessidade humana fundamental que determina em grande medida a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
A sua presença ou ausência pode ter consequências profundas desde as primeiras fases da vida.
O Afeto como Determinante da Qualidade de Vida
A experiência de afeto, ou a falta dela, pode moldar o destino e a felicidade de uma pessoa.
Estudos clássicos demonstraram a importância do afeto e do contacto fisico no desenvolvimento precoce; os bebés que recebem afeto e cuidados constantes tendem a desenvolver-se melhor em todos os aspectos, em comparação com os que não os recebem.
De facto, a falta de afeto na infância pode ter consequências tão graves como impedir um desenvolvimento saudável e até, em casos extremos, ameaçar a sobrevivência.
Variabilidade da necessidade de afeto
Embora o afeto seja uma necessidade universal, a sua intensidade e a forma como é requerido podem variar consoante a pessoa, a sua idade, a sua situação sócio-ocupacional e o seu grau de dependência emocional.
As crianças, os doentes e os idosos, por exemplo, tendem a necessitar de uma maior quantidade de afeto e de demonstrações de afeto do que os adultos saudáveis e estáveis.
É importante estarmos conscientes destas diferenças para podermos oferecer um apoio emocional adequado às pessoas que nos rodeiam.
Dar afeto como força e experiência positiva.
Do ponto de vista da psicologia positiva, cultivar a força do afeto centra-se mais na capacidade de dar afeto aos outros do que na de o receber.
Quando uma pessoa começa a oferecer amor, afeto e apreço aos
afeto impacto vital