Transcrição Teoria dos Sistemas e Desenvolvimento Organizacional
A organização como um todo integrado
A teoria dos sistemas, originária da biologia, visualiza a organização como um organismo vivo composto por partes integradas que mudam constantemente para se adaptar às demandas internas e externas.
Sob essa premissa, qualquer ação executada em uma parte da empresa influencia inevitavelmente todas as outras, obrigando a considerar a entidade como um todo integrado em direção a um objetivo comum.
Por sua vez, o Desenvolvimento Organizacional (DO) é o esforço planeado e apoiado pela alta administração para aumentar a eficácia institucional através do uso de tecnologia e conhecimento das ciências do comportamento.
Esta abordagem centra-se em processos de longo prazo que procuram transformar atitudes e comportamentos nas equipas para facilitar a adaptação à mudança e a melhoria contínua dos processos.
Agentes de mudança e resistência à mudança
O processo de mudança dentro de um sistema organizacional envolve três elementos básicos: o agente de mudança (que inicia o processo), o cliente (que recebe o esforço de mudança) e a resistência à mudança.
A resistência é uma característica natural de alguns indivíduos que preferem manter o status quo, trabalhando intencionalmente para dificultar as transformações.
Para manter a eficácia, a organização requer ajustes constantes que equilibrem as necessidades do negócio com as das pessoas.
Quando as mudanças são planeadas e existe um compromisso com o desenvolvimento, a sobrevivência da entidade é fortalecida.
O sucesso do desenvolvimento organizacional reside em converter a cultura interna numa vantagem competitiva, garantindo que todos os processos e procedimentos estejam alinhados com os valores e a visão estratégica da empresa.
Resumo
A teoria dos sistemas visualiza a organização como um organismo vivo composto por partes integradas. Qualquer ação em uma seção influencia inevitavelmente todas as outras da entidade.
O Desenvolvimento Organizacional é um esforço planeado para aumentar a eficácia através das ciências do comportamento. Procura transformar atitudes de longo prazo para facilitar a adaptação à mudança contínua.
O sucesso reside na gestão da resistência natural à mudança por meio de agentes que equilibram as necessidades. Tenta-se converter a cultura interna em uma vantagem competitiva alinhada com valores estratégicos.
teoria dos sistemas e desenvolvimento organizacional