LOGIN

REGISTO
Buscador

Transtornos específicos de aprendizagem: dislexia, disgrafia e discalculia

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Transtornos específicos de aprendizagem: dislexia, disgrafia e discalculia


Compreendendo os Transtornos Específicos de Aprendizagem

Os transtornos específicos de aprendizagem são classificados como transtornos de comunicação e se manifestam como dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem.

Essas dificuldades podem afetar todas as formas de comunicação, incluindo a linguagem falada e escrita e o uso de simbolismo.

É essencial entender que esses transtornos não são devidos à falta de inteligência, mas sim a alterações específicas no processamento de informações.

A seguir, exploraremos três dos transtornos específicos de aprendizagem mais comuns que podem ser identificados no campo da psicologia educacional.

Dislexia: Dificuldade em Ler e Escrever

A dislexia é definida como uma dificuldade específica nos processos de leitura e escrita, que ocorre apesar da inteligência completamente adequada.

Esse transtorno geralmente ocorre em crianças entre cinco e seis anos de idade, coincidindo com o início da escolaridade formal.

A dislexia pode frequentemente ser diagnosticada erroneamente como um transtorno de hiperatividade, pois a criança se distrai facilmente com a frustração de não entender.

Pessoas com dislexia tendem a interpretar as informações que recebem de forma invertida, o que dificulta muito a decodificação de letras.

Apesar das dificuldades com a linguagem escrita, essas crianças geralmente possuem inteligência completamente normal e podem ser muito habilidosas em outras áreas.

Disgrafia: A Alteração do Design Gráfico na Escrita

Disgrafia, também conhecida como disortografia, refere-se a um distúrbio específico que afeta a escrita e, mais especificamente, o design gráfico.

Pode-se suspeitar de disgrafia quando uma criança, apesar de ter a idade apropriada, não consegue dominar a pegada correta do lápis ou as habilidades motoras finas.

Embora a taxa de desenvolvimento varie, espera-se que entre os cinco e os sete anos a criança já tenha maior controle e manuseio ao escrever.

A dificuldade em entender as proporções corretas das letras e palavras é um dos sinais que podem indicar


transtornos especificos de aprendizagem dislexia disgrafia e discalculia

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?