Transcrição Transtornos alimentares e de eliminação
Introdução aos Transtornos Alimentares na Infância
Os transtornos alimentares e de alimentação são aqueles caracterizados por uma perturbação persistente nos hábitos alimentares.
Essa perturbação leva a uma mudança no consumo ou absorção de alimentos e causa prejuízo significativo na saúde física e no funcionamento psicossocial.
Embora sejam mais conhecidos por seu início na adolescência e na idade adulta, esses transtornos também podem se manifestar durante a infância, com características particulares.
É essencial distinguir esses padrões alimentares alterados de comportamentos alimentares típicos do desenvolvimento, como a seletividade alimentar.
Transtornos Alimentares Comuns na Infância
Um dos transtornos observados na infância é a pica, que é definida como a ingestão persistente de substâncias que não são nutritivas nem produtoras de alimentos.
Outro transtorno é a ruminação, na qual a pessoa regurgita o alimento, mastiga-o novamente, engole-o novamente ou o cospe.
Há também o transtorno alimentar evitativo ou restritivo, que é caracterizada por uma aparente falta de interesse em comer ou pela evitação de certos alimentos.
Este último distúrbio pode levar à perda de peso significativa, deficiências nutricionais ou dependência de alimentação por sonda ou suplementos.
Distúrbios de Eliminação: Enurese e Encoprese
Os distúrbios de eliminação são caracterizados pela excreção repetida de urina ou fezes em locais completamente inapropriados para esse fim.
A enurese é a emissão repetida de urina na cama ou na roupa, involuntaria
transtornos alimentares e de eliminacao