LOGIN

REGISTO
Buscador

Teoria do desenvolvimento psicossocial de erik erikson

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Teoria do desenvolvimento psicossocial de erik erikson


Uma Visão do Desenvolvimento Através das Crises da Vida

O psicanalista Erik Erikson desenvolveu uma das teorias mais abrangentes do desenvolvimento social, propondo que o desenvolvimento ocorre através de oito estágios.

Cada um desses estágios é dominado por uma crise psicológica particular precipitada pela interação do indivíduo com seu ambiente social.

Erikson representa cada estágio como um par de opostos, os aspectos mais positivos e negativos da crise vivenciada naquele período.

O progresso através de cada um dos estágios da vida requer resolução suficiente desses conflitos para atender às demandas da próxima fase.

Confiança vs. Desconfiança (0-18 meses)

O primeiro estágio do desenvolvimento concentra-se na crise da confiança básica versus desconfiança, que é fundamental para o resto da vida.

O bebê desenvolve seu senso de confiança através da interação e sensação física com seus cuidadores, especialmente a mãe.

No entanto, a desconfiança surge sempre que ocorre uma separação da mãe, deixando o bebê sentindo-se vulnerável e frustrado pela perda de contato.

Quando a mãe responde ao choro do bebê, este aprende que suas necessidades serão atendidas, o que fortalece o vínculo e sua sensação de segurança no mundo.

Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (18 meses - 3 anos)

No segundo estágio, a criança enfrenta a crise de autonomia diante da vergonha e da dúvida, impulsionada pelo novo desenvolvimento muscular.

A autonomia nasce da necessidade e da curiosidade da criança de conhecer o mundo, de se mover, tocar e fazer coisas por si mesma.

A vergonha e a dúvida, por outro lado, surgem do medo de ser repreendida ou limitada pelos adultos quando tenta exercer sua recém-descoberta vontade.

Este é um estágio caracterizado pela teimosia, em que a criança busca afirmar sua independência opondo-se às regras para explorar o mundo à sua maneira.

Iniciativa vs. Culpa (3-6 anos)

O terceiro estágio do desenvolvimento é definido pela crise de iniciativa versus culpa, um período de grande imaginação e desejo de criar.

A criança sente a iniciativa de querer fazer, saber, idealizar e criar seus próprios planos e brincadeiras, demonstrando crescente independência em suas ações.

No entanto, essa mesma independência gera um sentimento de culpa, pois percebe que está fazendo muitas coisas sem a companhia dos pais.

Nessa fase, a criança busca constantemente a presença dos pais não apenas para compartilhar, mas para aliviar a culpa que sente por sua crescente autonomia.

Dinâmica vs. Inferioridade (6-12 anos)

Durante o estágio de laboriosidade, também conhecido como indústria, versus inferioridade, a criança tem a capacidade e o desejo de querer fazer muitas coisas.

Nessa fase, que coincide com a idade escolar, o sucesso ou fracasso acadêmico torna-se um elemento central para o desenvolvimento do autoconceito da criança.

A criança sente-se crescido e capaz de executar tarefas complexas, mas ao mesmo tempo pode experimentar um profundo sentimento de inferioridade em comparação com os outros.

Eles se sentem pequenos ou inferiores quando o mundo não permite que eles façam as coisas que acham que podem fazer, ou quando se comparam com os outros.

Confusão de identidade vs. papéis (12-18 anos)

Finalmente, na adolescência, os jovens enfrentam a crucial crise de identidade da confusão de papéis, direcionando sua energia para seus pares.

O adolescente experimenta uma "perda de si mesmo" para se tornar parte de um "nós", modelando seu comportamento com base no que vê ao seu redor.

Durante esta fase, eles prestam muita atenção em como os outros os veem e experimentam diferentes papéis e crenças para refinar seu próprio senso de identidade.

O objetivo desta fase complexa é consolidar gradualmente sua própria identidade, enquanto simultaneamente busca intimidade e autonomia.


teoria do desenvolvimento psicossocial de erik erikson

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?