LOGIN

REGISTO
Buscador

Teoria do desenvolvimento cognitivo de jean piaget

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Teoria do desenvolvimento cognitivo de jean piaget


Desenvolvimento como uma sucessão de estágios fixos

Jean Piaget é famoso por sua teoria da cognição, que vê o desenvolvimento como ocorrendo por meio de quatro estágios específicos e sequenciais.

De acordo com sua teoria, as crianças progridem por esses quatro estágios distintos em uma ordem fixa, cada um representando uma habilidade cognitiva diferente.

O desenvolvimento cognitivo é o resultado de uma interação constante entre as habilidades inatas de uma pessoa e as várias influências que ela recebe de seu ambiente.

Piaget propôs que, à medida que as pessoas desenvolvem suas habilidades cognitivas, sua compreensão de questões morais também se torna muito mais sofisticada ao longo do tempo.

Estágio sensório-motor (0 a 2 anos)

O primeiro estágio, conhecido como estágio sensório-motor, abrange do nascimento até aproximadamente dois anos de idade e é um período de exploração física e sensorial.

Durante essa fase, os bebês constroem sua primeira compreensão do mundo por meio de seus sentidos e movimentos, como tocar, sentir, ouvir e observar.

O A conquista cognitiva mais importante deste período é o desenvolvimento da permanência do objeto, que é a compreensão de que as coisas continuam a existir.

Estágio Pré-Operacional (2-7 anos)

O estágio pré-operacional, que dura dos dois aos sete anos, é o momento em que a linguagem e o pensamento abstrato emergem.

Esta fase do desenvolvimento cognitivo das crianças é caracterizada principalmente pelo surgimento e importância do jogo simbólico em suas vidas diárias.

Embora o pensamento avance, ele ainda é muito egocêntrico, e as crianças têm dificuldade em ver as coisas da perspectiva de outras pessoas durante este estágio.

Estágio Operacional Concreto (7-11 anos)

Aproximadamente aos sete anos de idade, as crianças entram no estágio operacional concreto, que dura até os onze anos de idade.

É durante este período que o pensamento lógico e concreto entra em jogo, permitindo que as crianças resolvam problemas de uma forma mais sistemática.

No entanto, as operações concretas, como o nome sugere, são realizadas em coisas, ou seja, em objetos e eventos no mundo real.

Crianças nesta fase podem entender conceitos como conservação e realizar operações matemáticas, mas somente se estiverem vinculadas a objetos físicos e não a ideias.

Estágio de Operações Formais (11+ anos)

Finalmente, o estágio de operações formais começa aos onze ou doze anos de idade e se estende pelo resto da vida do indivíduo.

Aqui, os adolescentes ganham a capacidade de pensar de forma abstrata e raciocinar sobre o que poderia ser, bem como o que é.

O pensamento se torna completamente livre de amarras físicas e perceptivas, pois as operações formais são realizadas em ideias e não em coisas.

Esta fase vê o surgimento do pensamento científico, permitindo que as pessoas formulem teorias abstratas e a capacidade de testar hipóteses logicamente.


teoria do desenvolvimento cognitivo de jean piaget

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?