LOGIN

REGISTO
Buscador

Pesquisa experimental: estabelecendo causa e efeito

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Pesquisa experimental: estabelecendo causa e efeito


O Único Método para Determinar a Causalidade

O único método de pesquisa que tem a capacidade de estabelecer de forma confiável uma relação de causa e efeito é a pesquisa experimental.

Essa abordagem vai além da simples descrição ou associação de variáveis, pois seu objetivo é ser capaz de demonstrar que um fator causa uma mudança em outro.

Ao contrário de outros métodos, o experimento é o único que pode nos permitir responder à questão de por que um determinado comportamento ou fenômeno ocorre.

Essa capacidade de determinar a causalidade é o que torna a pesquisa experimental o padrão ouro dentro da psicologia científica.

A Manipulação Deliberada de Variáveis

A essência de todo experimento reside na manipulação deliberada de uma ou mais variáveis pelo pesquisador em uma situação completamente controlada.

Essa manipulação experimental é realizada para observar os efeitos que essa variável tem sobre algum aspecto do comportamento que está sendo estudado.

A variável que é manipulada pelo pesquisador é conhecida como variável independente, uma vez que seu valor não depende das ações do participante.

Por outro lado, a variável que é medida para observar o efeito da manipulação é chamada de variável dependente, uma vez que seu valor depende da variável independente.

Alterando deliberadamente a variável independente e mantendo outros fatores constantes, o pesquisador pode isolar a causa de qualquer mudança observada.

O Papel do Grupo Experimental e do Grupo de Controle

Para estabelecer uma comparação válida, a pesquisa experimental requer o uso de pelo menos dois grupos diferentes de participantes.

O primeiro grupo é conhecido como grupo experimental e é aquele que recebe o tratamento ou manipulação que o pesquisador está estudando.

O segundo grupo é o grupo de controle, que não recebe nenhum tratamento e serve como uma linha de base com a qual os resultados podem ser comparados.

A única diferença que deve existir entre esses dois grupos é a exposição à vari


pesquisa experimental que estabelece causa e efeito

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?