LOGIN

REGISTO
Buscador

O impacto do status socioeconômico (ses)

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O impacto do status socioeconômico (ses)


Definindo Status Socioeconômico

Uma das características mais importantes nas quais os alunos diferem uns dos outros é a classe social, que tem um impacto profundo em sua experiência educacional.

Os sociólogos definem classe social, ou status socioeconômico (SSE), em termos de renda, ocupação e educação de um indivíduo.

Geralmente, o SSE é medido como uma combinação da renda de uma pessoa e anos de educação porque esses são os fatores mais fáceis de quantificar.

É fundamental entender que a classe social indica muito mais do que nível de renda; ele também carrega consigo um conjunto de comportamentos e expectativas.

Além disso, é crucial lembrar que as definições de classe social são baseadas nesses fatores econômicos e educacionais, e nunca em raça ou etnia.

O efeito na preparação e no desempenho escolar

A origem de classe social de um aluno tem um efeito profundo em suas atitudes e comportamentos dentro do ambiente escolar.

Alunos que vêm de classes trabalhadoras ou de classes baixas têm menos probabilidade de entrar na escola com certas habilidades básicas.

Por exemplo, essas crianças têm menos probabilidade de saber contar, nomear as letras do alfabeto ou cortar com uma tesoura corretamente.

Como consequência dessa menor preparação inicial, esses alunos têm, em média, menos probabilidade de ter um bom desempenho na escola do que as crianças de classe média.

Essa lacuna de desempenho pode persistir ao longo dos anos escolares se programas eficazes de apoio e intervenção precoce não forem implementados.

Envolvimento da família na escola

Outro observado O efeito é que os pais de alunos de classes mais baixas têm menos probabilidade de ter relacionamentos próximos com os professores.

Da mesma forma, esses pais têm menos probabilidade de se envolverem de forma extensiva e consistente nas várias atividades e processos da escola de seus filhos. crianças.

Essa menor participação pode ser devido a múltiplos fatores, como horários de trabalho exigentes ou menor familiaridade com o sistema educacional, entre outras possíveis barreiras.

A falta de uma forte conexão entre a família e a escola pode afetar negativamente o apoio que uma criança recebe em seu processo de aprendizagem.

Uma questão de médias, não de valores absolutos

É de extrema importância ter em mente que todas essas diferenças que mencionamos são verdadeiras apenas quando falamos de médias estatísticas e não de casos individuais.

Muitos pais das classes trabalhadoras e baixas fazem um trabalho verdadeiramente excepcional apoiando o sucesso de seus filhos na escola.

Da mesma forma, um grande número de crianças que vêm de origens de baixa renda são capazes de atingir um nível muito alto de desempenho acadêmico.

A classe social é um fator de risco que influencia as probabilidades, mas não é de forma alguma um destino definido para um indivíduo.


o impacto do status socioeconomico

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?