LOGIN

REGISTO
Buscador

Perturbação de stress pós-traumático (ptsd). efeitos secundários do traumatismo

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Perturbação de stress pós-traumático (ptsd). efeitos secundários do traumatismo


A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD) é uma doença mental que se pode desenvolver depois de uma pessoa ter vivido ou testemunhado um acontecimento traumático assustador.

Os sintomas podem incluir recordações do trauma, evitamento de lembranças, alterações negativas do pensamento e do humor e alterações acentuadas da excitação e da reatividade.

Exposição a um acontecimento traumático

O critério fundamental para a PTSD é a exposição a morte real ou ameaça de morte, ferimentos graves ou violência sexual, quer através da experiência direta, quer testemunhando-a em outros, sabendo que o acontecimento traumático ocorreu a um membro da família ou amigo próximo (em casos de morte ou ameaça, o acontecimento deve ter sido violento ou acidental), ou experimentando uma exposição repetida ou extrema a detalhes aversivos do acontecimento traumático (geralmente no contexto de socorristas, polícia, etc.).

Sintomas intrusivos e flashbacks

A pessoa experimenta memórias angustiantes recorrentes, involuntárias e intrusivas do acontecimento traumático, sonhos angustiantes relacionados ou reacções dissociativas (flashbacks) em que sente ou age como se o acontecimento estivesse a acontecer novamente.

Pode também haver um sofrimento psicológico intenso ou reacções fisiológicas acentuadas a exposição a factores internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a um aspeto do acontecimento traumático.

Evitamento persistente

Ocorre um evitamento persistente dos estímulos associados ao acontecimento traumático.

Isto pode incluir esforços para evitar memórias, pensamentos ou sentimentos angustiantes sobre o acontecimento, bem como evitar recordações externas (pessoas, lugares, conversas, actividades, objectos, situações) que desencadeiem memórias ou sentimentos desagradáveis.

Perturbações cognitivas e de humor negativas

São observadas alterações negativas nas cognições e no humor associadas ao acontecimento traumático, tais como

  • Incapacidade de recordar um aspeto importante do acontecimento.
  • Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas sobre si próprio, os outros ou o mundo.
  • Perceção distorcida da causa ou das consequências do acontecimento, o que leva a culpar-se a si próprio ou aos outros.
  • Estado emocional negativo persistente (medo, horror, raiva, culpa, vergonha).
  • Diminuição acentuada do interesse ou da participação em actividades significativas.
  • Sentimento de afastamento ou distanciamento dos outros.
  • Incapacidade persistente de sentir emoções positivas.

Perturbações da ativação e da reatividade

Verificam-se igualmente alterações acentuadas da excitação e da reatividade, tais como comportamentos irritáveis e explosões de raiva, comportamentos imprudentes ou autodestrutivos, hipervigilância, resposta exagerada ao sobressalto, problemas de concentração e perturbações do sono.

Estes sintomas devem durar mais de um mês e causar desconforto clinicamente significativo ou incapacidade funcional.

A PTSD é tratável, com abordagens como a terapia cognitivo-comportamental centrada no trauma e, em alguns casos, medicação.


perturbacao pos stress traumatico tept trauma efeitos posteriores trauma

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?