Transcrição Perturbação de ansiedade social (fobia social). medo da avaliação
A Perturbação de Ansiedade Social, também conhecida como fobia social, caracteriza-se por um medo ou ansiedade intensos e persistentes de uma ou mais situações sociais ou de desempenho público em que a pessoa se sente exposta a um possível escrutínio ou avaliação negativa por parte dos outros.
Definição e medo central
O medo fundamental na ansiedade social não é das situações sociais em si, mas do medo de agir de uma forma (ou mostrar sintomas de ansiedade) que seja humilhante, embaraçosa, leve a rejeição ou ofenda os outros.
A pessoa teme ser julgada negativamente pelos outros.
As situações sociais temidas podem ser muito variadas, desde interações quotidianas, como falar com estranhos ou participar em conversas, até situações de desempenho, como falar em público, comer ou beber a frente de outras pessoas ou utilizar casas de banho públicas.
Resposta e comportamentos associados
A exposição a situação social temida provoca quase invariavelmente uma resposta de ansiedade, que pode assumir a forma de um ataque de pânico determinado pela situação.
As crianças podem exprimir ansiedade através do choro, de birras, de se agarrarem aos pais ou de se recusarem a falar em situações sociais.
As pessoas com ansiedade social muitas vezes evitam ativamente estas situações ou suportam-nas com intensa ansiedade e desconforto.
Recorrem frequentemente a comportamentos de segurança para tentar gerir a sua ansiedade ou evitar a avaliação negativa temida (por exemplo, ensaiar mentalmente o que vão dizer, evitar o contacto visual, falar pouco).
Reconhecem que o seu medo é excessivo ou irracional (embora este possa não ser o caso nas crianças).
Critérios de diagnóstico e impacto
Para o diagnóstico, o medo, a ansiedade ou o evitamento são persistentes (tipicamente durante seis meses ou mais) e causam angústia clinicamente significativa ou prejuízo em áreas sociais, profissionais ou outras áreas importantes do funcionamento.
Não se deve aos efeitos de uma substância ou a outra condição médica, nem é melhor explicada por outra perturbação mental (como a perturbação de pânico, a perturbação dismórfica corporal ou a perturbação do espetro do autismo).
A ansiedade social pode ser muito limitativa, conduzindo ao isolamento, a dificuldades de relacionamento, a um fraco desempenho académico ou profissional e a uma diminuição geral da qualidade de vida.
É uma das perturbações de ansiedade mais comuns e, felizmente, existem tratamentos eficazes, principalmente a terapia cognitivo-comportamental.
ansiedade social perturbacao social fobia social medo avaliacao