logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Vitaminas na alimentação vegetariana

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Vitaminas na alimentação vegetariana


As vitaminas representam um dos elementos mais conhecidos internacionalmente quando se trata de nutrição e saúde, no entanto, as suas caraterísticas no correto funcionamento do nosso organismo são frequentemente alteradas em muitas ocasiões, tudo com o objetivo de distorcer certos aspectos para nos encorajar a consumir mais do que realmente necessitamos.

O facto de serem tão amplamente vendidos, sob o conceito de que são necessários, pode levar a certos preconceitos importantes. Vamos agora desvendar tudo sobre as vitaminas, as suas funções no organismo, a importância do seu consumo e as quantidades adequadas.

O que são as vitaminas?

As vitaminas são um dos micronutrientes mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Têm grande influência na maioria dos processos fisiológicos e metabólicos do nosso organismo, representando um fator essencial durante o desenvolvimento e crescimento, bem como na formação do tecido celular.

As vitaminas são classificadas em dois grupos principais, as vitaminas lipossolúveis e as vitaminas hidrossolúveis. Como o próprio nome indica, as vitaminas lipossolúveis são aquelas que têm a capacidade de ser armazenadas em zonas onde existem gorduras, devido à sua capacidade de se misturarem com as gorduras, razão pela qual podem ser encontradas no tecido adiposo em geral, nos músculos e no fígado.

Por outro lado, as gorduras hidrossolúveis não podem ser armazenadas no organismo. Isto faz com que seja necessário consumir alimentos ou suplementos que as contenham para não gerar um défice das mesmas no nosso organismo. É de salientar que este é um dos elementos mais manipulados pela indústria farmacêutica, uma vez que, ao vender-nos a necessidade de os consumir constantemente, geralmente leva ao seu consumo excessivo, sem primeiro avisar o consumidor de que as quantidades necessárias para satisfazer as necessidades do nosso organismo são geralmente baixas e que o excesso é eliminado pelo nosso organismo na urina. Entre as vitaminas essenciais para o ser humano encontramos: A; C; D; E; K; e todas as vitaminas do complexo B.

Importância do seu consumo: Cada vitamina desempenha uma função específica no nosso organismo. Em geral, o benefício do consumo de vitaminas está fortemente associado ao correto funcionamento do nosso sistema nervoso, ao processamento de gorduras no organismo, ao fortalecimento do sistema imunitário e à absorção de minerais. As vitaminas estão presentes em praticamente todas as funções do organismo. Desde as reacções metabólicas até à formação de vários tipos de tecidos, músculos e ossos, as vitaminas desempenham um papel indispensável.

O sangue, a pele, os músculos, os dentes, os ossos e os nervos necessitam de vitaminas para um funcionamento saudável. As consequências de uma deficiência vitamínica podem ser devastadoras e, em alguns casos, dependendo da deficiência vitamínica, podem ser fatais. É por isso que é extremamente importante que, quando estamos a preparar a nossa dieta, tenhamos em conta a necessidade de incluir todas as vitaminas essenciais para o nosso organismo, sem negligenciar nenhuma das vitaminas acima mencionadas.

É muito difícil dar um valor exato das quantidades necessárias para satisfazer as necessidades diárias de vitaminas do nosso organismo. Isto porque este valor varia consideravelmente em função do nosso peso, idade e condição física. No entanto, o conselho mais adequado é garantir que o seu plano alimentar contém todas as vitaminas essenciais de que o seu corpo necessita. Pode fazê-lo incluindo alimentos ricos nestas vitaminas ou adicionando suplementos vitamínicos para o ajudar a colmatar a carência de certas vitaminas na sua dieta.


vitaminas

Transcrição Vitaminas na alimentação vegetariana



Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?