Transcrição Estilo de vida saudável com alimentação vegetariana
Em nutrição e fitness fala-se muito da importância de manter um estilo de vida saudável, sugerem-se frequentemente determinados tipos de alimentação e rotinas de exercício para abordar este estilo de vida, mas em muitos casos é necessário conhecer em profundidade a definição do que procuramos antes de agir em conformidade. É por isso que consideramos importante, através deste guia, abordar os conceitos e fundamentos básicos que nos permitem definir cientificamente o que devemos considerar como saudável.
Só tendo estes aspectos claros e bem definidos é que podemos estabelecer objectivos concretos e medir os resultados das nossas acções.
Definição de saudável: Saudável não é uma definição ambígua como muitos podem pensar, temos estudos científicos que trabalham sobre padrões mensuráveis e quantificáveis, pelo que é lógico potenciar as variáveis que nos aproximam do resultado que queremos alcançar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o conceito de saúde como um estado de bem-estar físico geral, que inclui áreas como a saúde mental, psicológica e social, e não se limita à ausência de doenças. Por conseguinte, não consideramos que uma pessoa seja "saudável" apenas pelo facto de não ter uma doença tradicional no seu corpo.
Dito isto, um estilo de vida saudável é aquele que nos permite viver uma vida em que os nossos padrões e interações com o ambiente que nos rodeia contribuem ativamente para a manutenção da saúde nos vários sectores acima referidos.
Nutrição, exercício e estilo de vida saudável: A nutrição e o exercício são dois dos factores fundamentais para a manutenção de um estilo de vida saudável. O nosso bem-estar físico é significativamente afetado pelo que comemos e pelo nosso nível de atividade física. Não nos esqueçamos que muitas pessoas têm doenças que, infelizmente, estão para além do seu comportamento ou atitude perante a vida, podem ser genéticas ou adquiridas por acaso, pelo que a sua alimentação ou atividade física podem não ser a causa destas condições, mas mesmo nestes casos, uma mudança de estilo de vida pode ser suficiente para aliviar significativamente os efeitos produzidos por elas.
Pode sofrer de diabetes ou de um grave problema de estômago devido à sua genética. Ao fazer algumas alterações na sua alimentação, pode trabalhar a sua sensibilidade à insulina ou a inflamação do estômago, resultando em melhorias no comportamento destas doenças. É por esta razão que a dieta e o exercício físico são utilizados como tratamentos médicos, da mesma forma que utilizamos os medicamentos para estes fins.
Com uma alimentação correta e uma rotina de exercício ativo, é possível prevenir o aparecimento de várias doenças cardiovasculares, controlar o colesterol, baixar os triglicéridos, melhorar a estrutura óssea e muscular e reduzir a ocorrência de problemas cerebrovasculares. Um treino adequado influencia todos os aspectos do organismo, prolonga a vida, melhora as nossas capacidades físicas e motoras.
Saúde mental: A saúde mental é o estado de bem-estar emocional e psicológico que nos permite desfrutar do nosso ambiente de uma forma agradável, onde as nossas emoções e estados de espírito estão de acordo com uma elevada autoestima. O exercício físico demonstrou ser um fator chave no combate à depressão e à ansiedade. Combate a hiperatividade, melhora o humor e facilita o adormecimento.
O exercício é, sem dúvida, a forma natural mais eficaz de manter a mente saudável. O sistema neurológico beneficia dos estímulos sanguíneos produzidos pelo exercício. Vários estudos científicos destacam os benefícios do exercício na prevenção de doenças como a doença de Alzheimer.
Dito isto, a nutrição e o exercício andam de mãos dadas num estilo de vida saudável, afectando todos os aspectos da saúde humana. Se nos esforçarmos por manter uma dieta saudável e uma rotina de exercício ativa, podemos aproximar-nos mais facilmente dos nossos objectivos.
vida saudavel